Pular para o conteúdo principal

PROJETO ARQUITETÔNICO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA JÁ ESTÁ SENDO ELABORADO

UFLA, UNIFAL-MG e UFSJ organizam Mestrado em Associação na área de Medicina

Reunião na UFLA tem como foco a revisão do projeto básico de arquitetura do Hospital Universitário
A região do Sul de Minas e Campo das Vertentes registrou, nos últimos anos, a implantação de três novos cursos de Medicina: a Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou o curso no primeiro período letivo de 2015, estando na segunda turma, a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), sendo o campus Divinópolis (3º período) e São João Del Rei (4º período) e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus sede em Alfenas, no quarto período. 

Para fortalecer a qualificação do quadro docente e ainda oferecer oportunidade de capacitação na região, está sendo articulada a criação de um curso de Mestrado em Medicina, por meio da associação dessas três instituições.

A ideia da criação do curso foi oficializada em reunião na terça-feira, 1º, com a presença dos reitores das três universidades, professor José Roberto Scolforo (UFLA), professora Valéria Heloísa Kemp (UFSJ) e Paulo Márcio de Faria e Silva (Unifal). 

Outros representantes das instituições participaram da reunião, incluindo os coordenadores da Medicina da UFLA, os professores Vitor Luis Tenório Mati e Josiana Muniz de Paiva Barçante, e Thales Augusto Barçante, presidente da Comissão Técnica que acompanha a elaboração do projeto arquitetônico do Hospital Universitário.

Na primeira reunião, foi definida a constituição de um Grupo de Trabalho com dois representantes de cada instituição para fazer um levantamento das demandas e prospecção de possíveis orientadores. 

Ainda em dezembro será realizada mais uma reunião, desta vez na UNIFAL-MG, em Alfenas, para compatibilizar as informações que vão subsidiar o projeto de criação do curso. 

O curso de mestrado será aberto a toda a comunidade e terá coordenação itinerante entre as instituições.  O projeto deverá ser submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no primeiro semestre de 2016.

Os reitores e os coordenadores envolvidos na iniciativa compartilham a ideia de que as instituições passam pelos mesmos desafios e apresentam oportunidades semelhantes, incluindo aquelas relacionadas à formação de um quadro docente ainda mais capacitado, para fortalecer os cursos de graduação em implantação. 

Além disso, a cooperação institucional deverá propiciar e ampliar o contato entre as equipes, favorecendo novas formas de parceria, incluindo a compra em associação para equipar laboratórios temáticos e multiusuários.

Hospital Universitário
A UFLA segue avançando com os trabalhos referentes ao projeto arquitetônico do Hospital Universitário. Nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, foram realizadas reuniões da comissão multidisciplinar para acompanhar as atividades referentes ao projeto arquitetônico e executivo.

A reunião contou com a presença de representantes da empresa Badermann Arquitetos, contratada por licitação para elaborar o projeto arquitetônico da obra. Essa foi a quarta reunião do grupo para tratar do tema e propor a revisão do projeto básico de arquitetura.

De acordo com o professor Thales Barçante, presidente da Comissão Técnica, essa revisão teve como propósito incluir as definições de fluxos e a compartimentação interna das edificações que vão compor o Hospital Universitário da UFLA. 

Ao todo, o projeto apresenta 22 plantas arquitetônicas. Em 2016, os trabalhos terão como foco a elaboração dos projetos complementares. A licitação da obra deverá ser realizada com a conclusão e aprovação de todos os projetos.
com Cibele Aguiar - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/