Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DO CENTRO DE INTELIGÊNCIA EM MERCADOS PARTICIPAM DE CURSO DE BARISTA


Estudantes que atuam com pesquisas voltados ao café no Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram nessa semana do Curso de Barista promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) em parceria com Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e sindicatos rurais.

Esses estudantes desenvolvem estudos sobre tendências de mercado, comportamento do consumidor e aspectos econômicos relacionados a cultura. 

Ao oferecer o curso damos a oportunidade para que eles conheçam profundamente os métodos de preparo da bebida, o que é um café de boa qualidade e como ele deve ser preparo e servido, assim eles estarão compreendendo melhor o cenário que atuam, explica a barista e gestora em inovação do café, Helga Andrade.

“Foi muito importante entender sobre os tipos de café e as suas características, ao adquirir conhecimento conseguimos classificar a bebida de acordo com a sua qualidade. Eu ainda não havia consumido um café de qualidade, e ao participar do curso eu tenho a sensação de que vou consumir a bebida da melhor forma possível” explica o estudante do curso de engenharia de materiais e analista de tendências internacionais de café na área de cafeterias do projeto Bureau de Inteligência Competitiva do Café, Lucas Pereira.

O coordenador do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, doutorando em administração pela Universidade Federal de Lavras, Eduardo Cesar, acredita que ao oferecer essa oportunidade aos alunos, "valorizamos e qualificamos esses estudantes para que a sua atuação seja mais ativa possível, a maioria deles nunca tiveram experiência com o café, acreditamos que essa qualificação vai contribuir com uma atuação mais dinâmica eficaz".

“Além de ter conhecimento sobre o funcionamento da cadeia produtiva do café e sobre o preparo da bebida, essa foi uma experiência muito válida pelo fato de estar interagindo com uma outra área além da tecnologia, através da minha participação posso apresentar novas ideias relacionadas a produção de aplicativos e softwares para a degustação de café e preparo da bebida”, ressaltou o coordenador do projeto CIM Tech, Álvaro dos Reis Cozadi, estudante de Sistemas da Informação da UFLA.
por Vanessa Trevisan - da assessoria InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/