Pular para o conteúdo principal

ALFENAS DEVERÁ LIMPAR TODOS OS IMÓVEIS DA CIDADE EM QUE EXISTA FOCOS DE DENGUE


O município de Alfenas, no Sul de Minas, deverá realizar, sob pena de multa, a limpeza de todos os imóveis da cidade que estejam ocasionando a proliferação de insetos e doenças, especialmente o Aedes Aegypti,  transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. 

A decisão da Justiça atende a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que, em Ação Civil Pública, apontou a existência de uma grave e descontrolada infestação do mosquito em Alfenas.

Na ação, o MPMG cita dados divulgados pela imprensa local que indicam 1.247 casos de dengue notificados, com registro de inúmeras internações na rede hospitalar da cidade em 2015. 

Durante as investigações, o Ministério Público apurou que o município tem adotado alumas medidas de combate à doença, como a operação do popular “fumacê” e alguns mutirões para a coleta de materiais que possam acumular água parada.

“Todavia, o quadro atual de epidemia demonstra várias falhas no controle e no combate à disseminação da doença, entre elas a falta de limpeza nos terrenos baldios”, esclarece o promotor de Justiça de Alfenas Fernando Ribeiro Magalhães Cruz. 

Ele afirma que, devido às falhas verificadas, o surto evoluiu e se alastrou de forma descontrolada no início de 2015. “As medidas para conter a infestação não foram realizadas em tempo hábil”, acrescenta.

Para o MPMG, atitudes preventivas devem ser adotadas urgentemente para se evitar a repetição do quadro epidêmico que assolou a cidade no ano passado.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/