Pular para o conteúdo principal

FOTOGRAFIA NORDESTINA É DESTAQUE DO 7º FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES

Conteúdos colaborativos, interação e compartilhamento estão na programação dos cinco dias de evento

Entre os dias 22 e 26 de março, a fotografia entra em cena na histórica Tiradentes. A sétima edição do Festival de Fotografia promove o intercâmbio de experiências entre amadores e profissionais de todo o mundo, além de reunir artistas e curadores para discutir a fotografia contemporânea e a expressão desta arte.

Um dos destaques da 7ª edição é a mostra fotográfica produzida por 17 profissionais residentes no nordeste do país, selecionados por meio de convocatória pública realizada em 2016, com uma edição produzida exclusivamente para o Festival de Fotografia de Tiradentes. Além disso, estão programadas palestras e projeções noturnas no dia 24 e 25 de março.

Consolidado como um dos eventos nacionais mais importantes para a fotografia autoral brasileira, o festival apresenta, este ano, exposições, workshops, palestras, debates, lançamentos de livros, projeções noturnas e atividades educativas voltadas para a comunidade local.

Durante os cinco dias de realização do evento, aqueles que passarem pelo centro histórico de Tiradentes poderão participar de ações diferenciadas ligadas à arte da fotografia.

“A programação do Festival transita entre a contemplação e a qualificação. As pessoas poderão participar de palestras, workshops e exposições temáticas, que ampliarão seus conhecimentos sobre os rumos da fotografia”, explica o curador do evento Eugênio Sávio.

Reunindo um time de profissionais conceituados, o Festival retratará a riqueza e a diversidade da fotografia brasileira. 


De acordo com Eugênio, profissionais de renome nacional e internacional, com produção artística representativa no cenário da fotografia, participarão das atividades. Entre os confirmados estão Anna Kahn, Alexandre Belém, Daniel Sosa, Éder Chiodetto, Inês Bonduki, Joaquim Paiva, Mauro Restiffe, Nydia Negromonte, Patrícia Veloso, Rafael Roccato, Renata Marquez, Rogério Assis. 

“O objetivo é fomentar a relevância e a beleza desta arte para a sociedade. Por isso, desenvolvemos uma programação 90% gratuita, capaz de agradar a todas as pessoas”, destaca Eugênio.


Cerca de 20 artistas foram convidados para ministrar 15 palestras gratuitas e 17 workshops que estão com chamadas abertas para inscrição antecipada pelo site www.fotoempauta.com.br/festival2017/workshop/. Os cursos de qualificação visam estimular a produção criativa em diferentes possibilidades e explorar a fotografia na arte contemporânea e na capacidade crítica de criar novos mundos.

Prêmio Foto em Pauta
Outro destaque é o lançamento do livro “Linha Vermelha”, da fotógrafa, editora e arquiteta Inês Bonduki, vencedora da segunda edição do Prêmio Foto em Pauta para livro de fotografia. 

A obra retrata a rotina da autora como passageira da linha Vermelha do metrô de São Paulo em seus horários de pico, entre os anos de 2013 e 2015. Durante as viagens, a Inês Bonduki dirigiu seu olhar sensível e perscrutador ao abordar um dos aspectos mais importantes de uma cidade indomável como São Paulo.

A mobilidade urbana, seja a pé, de bicicleta, em transporte individual ou coletivo é um tema a ser discutido em seus mais diversos aspectos. 

A autora revela, por meio de imagens de danças e de passageiros do próprio metrô, um inédito e surpreendente retrato do comportamento humano. 

Em um momento que a fotografia se aproxima das novas tendências da arte conceitual e ameaça se afastar da observação da vida como ela é, Inês se debruça em seu “Linha Vermelha” sobre um tema concreto e dos mais relevantes de uma metrópole com a força reveladora que somente a fotografia pode proporcionar.

O Prêmio Foto em Pauta é resultado de uma parceria entre o Foto em Pauta, a Editora Tempo d’Imagem e a IPSIS Gráfica e Editora que receberam, em 2016, 80 projetos vindos de 15 estados brasileiros. A premiação é aberta a trabalhos inéditos de artistas brasileiros.

Seu objetivo é incentivar e difundir a produção fotográfica de artista estreante, através da publicação de um livro. A primeira edição do Prêmio, realizada em 2015, teve o trabalho Oriente, de Anna Kahn, como vencedor.

O lançamento do livro Linha Vermelha e da terceira edição do prêmio acontecerá durante o festival, no dia 24 de março, no centro cultural. Para completar a programação, estão previstos diversos lançamentos de livros em uma feira de livros de fotografias. A programação completa está disponível no site www.fotoempauta.com.br/festival2017.

Sobre o Festival
Desde 2004 o projeto Foto em Pauta realiza em Belo Horizonte debates gratuitos e abertos ao público, além de possibilitar aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os próprios autores sobre a concepção do seu trabalho. 

Em Tiradentes, o Festival de Fotografia é realizado desde 2011 com a mesma proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira, e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil.

A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições, além de ministrar palestras e workshops. 

O Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais; tem o patrocínio da Oi e do Itaú e o apoio do Oi Futuro, Itaú Cultural, SESI e UFMG.

Do seu início até hoje, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números: já reuniu trabalhos de 466 fotógrafos em 55 exposições, além de lançar 68 livros de fotógrafos e realizar 77 palestras e 91 cursos e workshops. 

Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira. E os resultados já podem ser sentidos nesta edição, que já recebeu 563 autores inscritos para duas convocatórias abertas ao público, com fotografias e livros recebidos de todos os lados do Brasil.

Como chegar
Os eventos do Festival de Fotografia de Tiradentes estarão concentrados no Centro Cultural Yves Alves, na Rua Direita, nº168. 

Tiradentes fica situada na região do Campo das Vertentes de Minas Gerais, a 203 km de Belo Horizonte e a apenas 12 km de São João del Rei, outra importante cidade histórica mineira que merece ser visitada. Se você pretende ir de ônibus, pesquise ônibus para São João del Rei.

Serviço
7º Festival de Fotografia de Tiradentes
Data: 22 a 26 de março de 2017
Locais: Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, nº168 - Tiradentes/MG
Inscrições para as oficinas: www.fotoempauta.com.br/festival2017/workshop/
Informações sobre o festival: www.fotoempauta.com.br/festival2017

Nas redes sociais:
Instagram: @fotoempauta

com Gisiane Alves - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho