Pular para o conteúdo principal

UFSJ PROMOVE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E ARTE EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DE NAZARENO


O Programa de Educação Financeira para a Inclusão Socioeconômica Sustentável (Pefiss) e o Núcleo de Arte e Sustentabilidade (Nast) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) iniciaram, em abril, mais um ciclo de atividades na comunidade quilombola de Palmital. A comunidade fica situada em Nazareno, a cerca de 50 quilômetros de São João del-Rei.

Em conversa sobre o orçamento familiar com as pessoas da comunidade, a equipe da Pefiss notou que elas não têm renda fixa mensal. Dependem da colheita de café, a qual ocorre de novembro a abril. 

O bolsista Breno Carvalho e o voluntário Thales Viana orientaram sobre a importância de se administrar o dinheiro ganho, criar um fundo de reserva, registrar a quantidade que se gasta e o quanto estão devendo.

Breno acentua que a comunidade aparentemente recebeu bem a visita, tiverem interesse nas conversas. 

“Temos que voltar mais vezes para ter certeza de que eles entenderam o que foi discutido, os nossos objetivos”, afirma. A equipe pretende visitá-los quinzenalmente. O bolsista saliente ainda que, na próxima visita, deve levar um formulário de inscrição para pegar o nome das pessoas que estão interessadas. “Mudaremos nossa abordagem, traremos outro tema, que irá ser definido ainda em reunião”.

Já a equipe do Nast conversou, especialmente, com as pessoas idosas acerca dos limites da terra do Palmital. Alguns dos entrevistados forneceram informações e mostraram-se dispostos a ajudar no processo de reconhecimento das fronteiras do terreno.

O processo atual que o Nast desenvolve teve início em março de 2016, com a retomada do projeto e a entrada dos novos bolsistas. Atualmente, três bolsistas se unem ao coordenador para realizar as visitas e desenvolver as atividades. 

Durante alguns meses do mesmo ano, foram realizadas visitas regulares à comunidade para conhecer os moradores e realizar uma análise institucional da população, para que, então, fosse possível desenvolver oficinas, voltadas para o público infantil, o que aconteceu no segundo semestre. A ideia é que, nas próximas visitas, sejam oferecidas novamente oficinas para crianças.

Um dos bolsistas, Diego Machado, atua no Palmital oferecendo oficinas para as crianças da comunidade. 

O objetivo é possibilitar vivências artísticas que desenvolvam o conhecimento das artes e fortaleçam o debate sobre a sustentabilidade das ações individuais e públicas e seus impactos para a criação de uma cultura de sustentabilidade. 

O projeto tem possibilitado a Diego, segundo ele próprio, “aplicar na prática diversos estudos realizados dentro do Ecolab e principalmente trabalhar com a realidade dessas pessoas”.

A respeito da atuação na comunidade, o bolsista acredita que os projetos desenvolvidos no quilombo “ainda não melhoraram efetivamente a vida dos moradores, mas estão mostrando possibilidades para que a comunidade possa ser mais autônoma e que, a partir daí, possam alcançar uma melhora significativa”.

Graci Camillo é estudante do terceiro período do curso de Teatro e bolsista no Nast. Para ela, atuar no programa é gratificante, por trabalhar corpo, textos, debates, participar de reuniões estruturais e poder vivenciar experiências como a visita à comunidade. 

“Visitei pela primeira vez em um quilombo. Cheguei com uma ideia completamente diferente. Quero trabalhar aqui, principalmente com as crianças, que é um foco do programa.”

Pefiss
O projeto surgiu no ano de 2011 e possui duas vertentes de atuação. A primeira visa estimular nos jovens a educação financeira. 

Para isso, o programa visita semanalmente estudantes que estejam cursando o segundo ano do Ensino Médio, a fim de ensinar sobre o orçamento familiar, modo de administração e pagamento de contas. 

Realizam também, terças ou quartas-feiras no período da tarde, curso administrado nos campi Dom Bosco e Santo Antônio para esses estudantes. Os temas variam entre política, política econômica e educação financeira.

A segunda vertente de atuação do programa visa à inclusão social em comunidades quilombolas. O objetivo é, por meio de uma interação entre a comunidade, melhorar as condições de vida e a preservação da história e cultura local. 

Para isso, o programa visita a comunidade quinzenalmente, no período da tarde das quintas-feiras. No local, os membros da equipe conversam com os moradores da comunidade sobre as condições de vida, o modo como cada morador administra o seu dinheiro, formas de ganho e trabalho.

Nast
O Núcleo de Arte e Sustentabilidade atua desde 2012 em diversas comunidades, possibilitando vivências artísticas que buscam ampliar o conhecimento das artes e o debate sobre a sustentabilidade das ações individuais e públicas e seus impactos para a criação de uma cultura de sustentabilidade. 

A equipe é formada pelo coordenador Adilson Roberto Siqueira e os bolsistas Diego Machado, Geraldo Saldanha e Graciana Camillo.

Atualmente, o Nast atua em Palmital por meio de visitas realizadas duas vezes por mês. O programa iniciou oficinas de jogos para desenvolver pequenos espetáculos e performances com as pessoas da comunidade.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.