Pular para o conteúdo principal

SEM TERMINAL DE PASSAGEIROS. TERRENO PODE DAR LUGAR A ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS

Lavras ainda não conta com terminal de passageiros na região central. Ideia pode ser frustrada por decisão de se construir um estacionamento de veículos

Tido como exemplo de eficiência e até mesmo de sustentabilidade, alternativa viável e valorizada nas grandes metrópoles de países desenvolvidos, o transporte público no Brasil ainda sofre com o descaso dos governantes, o que limita o seu acesso e a qualidade do serviço.

Em Lavras, no Sul de Minas, o transporte coletivo de passageiros sempre foi alvo de reclamações. Seja pelo preço, pela demora na circulação das linhas disponíveis, muito devido a gargalos de tráfego nas vias da cidade, seja também pela qualidade do serviço prestado.

Em dezembro de 2016, no final do governo do prefeito Silas Costa Pereira (PMDB), um problema que há 6 anos espera por uma solução foi resolvido. Foi feito o aterramento da cratera que abrigaria a sede do Legislativo lavrense na Praça Santo Antônio, na região central, retirando também os tapumes que cercavam o terreno na Praça Santo Antonio.

Como terreno foi devolvido pela Câmara local a prefeitura municipal, com o serviço realizado, o ex-prefeito Silas Costa Pereira afirmou que estava em negociação com a concessionária de transporte coletivo para que aquele espaço fosse transformado em um terminal de passageiros.

A grande maioria das linhas do transporte coletivo de Lavras passam pela região central da cidade, que não conta com um terminal.

Em janeiro deste ano, José Cherem (PSD) assumiu a prefeitura e o local passou então a ser improvisado como estacionamento de veículos, principalmente devido a decisão polêmica e questionada da atual administração que retirou o estacionamento de veículos nos dois lados da Rua Francisco Salles.

Nesta semana, a situação do local ganhou um novo capítulo. Segundo informações que circulam na imprensa local, o prefeito Cherem deverá realizar uma licitação para que no terreno seja erguido um prédio até 3 andares, para abrigar um estacionamento vertical de veículos.

Além disso, de acordo com as informações, que surgiram em uma publicação na rede social Facebook do vereador Ennio Mendes de Siqueira (PMDB), também seriam construídos sanitários públicos no local.

A notícia enterra as expectativas da cidade ter um terminal de interligação de linhas urbanas de passageiros na região central, ficando novamente em posição retardatária frente a outros municípios da região.

O anúncio da possibilidade de construção do estacionamento já é alvo de polêmica e discussões na cidade.

Leia também: Administração passada planejava construir terminal de ônibus no Centro de Lavras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.