Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL CONSIDERA INCONSTITUCIONAL LEI MUNICIPAL QUE AUMENTOU O SUBSÍDIO DE SECRETÁRIOS


O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) considerou inconstitucional a Lei Municipal nº 1.068/2009, da cidade de Córrego do Bom Jesus, no Sul de Minas, que aumentou indevidamente os subsídios dos secretários municipais. 

O relator do processo, conselheiro Mauri Torres, explicou que houve “vício de iniciativa, uma vez que o processo legislativo não foi deflagrado pelo Poder constitucionalmente competente” em referência ao fato de o prefeito ter sido o autor do projeto de lei. 

Seu voto foi aprovado por unanimidade em sessão de Pleno, presidida pelo conselheiro Cláudio Terrão.

A decisão do Tribunal aconteceu na análise do Processo nº 833234, uma representação formulada por Carlos Henrique da Silva, presidente da Câmara Municipal de Córrego do Bom Jesus no exercício de 2010, relatando a ocorrência de possível irregularidade praticada pelo prefeito na gestão 2009/2012, José Rodrigues da Silva. 

Ele alegou que o prefeito encaminhou ao Legislativo local projeto de lei para alterar o inciso III do artigo 1º da Lei Municipal nº 1.031/2008, alterando o valor dos subsídios dos secretários municipais para R$ 2.106,00, o que correspondeu a um aumento de 30% do valor inicialmente fixado para a legislatura 2009/2012.

A área técnica e o Ministério Público junto ao Tribunal se manifestaram pela procedência da representação. O processo tramitava na Primeira Câmara, mas a questão da inconstitucionalidade de lei municipal depende de uma sessão de Pleno. 

A decisão de hoje incluiu “o retorno do processo à Primeira Câmara para que se prossiga com o julgamento do mérito, com relação ao apontamento da Unidade Técnica de recebimento a maior de remuneração por parte dos secretários municipais à época, decorrente do reajuste indevidamente concedido por meio da referida lei”.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho