Pular para o conteúdo principal

PROJETO 'DIZ ENROLA' É INAUGURADO NO FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA

 
"Você se sente aceito como é perante a sociedade?" Este foi o tema da edição de inauguração do Projeto Diz Enrola, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Mariana, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que visa trazer à tona debates de cunho social em prol de uma juventude diferente, bem como promover espaços culturais aos jovens da cidade de Mariana em todos os bairros.

Na inauguração, ocorrida na tarde do último sábado, 8, na Praça Gomes Freire, além da roda de conversa em torno do tema, houve a apresentação da banda marianense Skactus, além de batalhas de dança, dj e grafite; todas essas expressões artísticas foram apresentadas alternativamente, sem ordem específica. A intenção é que todas as edições sejam realizadas dessa mesma forma dinâmica e descontraída.

De caráter itinerante, o Diz Enrola será realizado periodicamente na cidade de Mariana e as próximas edições serão no bairro Cabanas e Santo Antônio. Haverá também uma comissão de profissionais como psicólogas, assistentes sociais e sexólogas que estarão presentes nos bate papos.
 
Luiz Filipe, 20 anos, é um dos criadores do projeto e frisa a importância dessa iniciativa, "a gente quer escutar, de forma imparcial, formas que podemos discutir políticas públicas para a juventude de Mariana", afirmou.

Balé
Ainda no sábado, os marianenses puderam participar da Mostra Cultural da Escola de Cultura do Sesi Mariana, com aulas-show do curso de balé para crianças. No evento, os familiares das crianças que frequentam regularmente o curso puderam acompanhar de perto como as aulas são pensadas e desenvolvidas.

Durante as aulas exibidas, as meninas entre 4 e 5 anos empenharam-se nos exercícios propostos, demonstrando habilidade e tudo o que elas têm aprendido por meio da dança. Nina Albergaria Soares, professora da turma, conduziu os exercícios e explicou o propósito de cada um deles.
 
A metodologia proposta por Nina consiste em enumerar os exercícios num painel, no qual as crianças podem acompanhar as aulas de forma mais autônoma.

Ritmo, percepção musical, condições motoras e cognitivas e a liberdade de criação são algumas das habilidades que as aulas têm proporcionado às crianças.
 
Vanuza de Aguiar, mãe de Cecília, de 5 anos, afirma que considera o balé importante na formação de sua filha e que a atividade tem contribuído positivamente em questões de disciplina, crescimento e desenvolvimento, tanto na escola quanto em casa. "Ela é apaixonada por balé", destacou.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo Sesi Mariana, acesse o site.
 
por Juliana Carvalho - da assessoria Festival de Inverno - UFOP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho