terça-feira, 17 de outubro de 2017

ETAPA FINAL EM LAVRAS DEFINE OS CAMPEÕES ESTADUAIS DOS JOGOS DO INTERIOR DE MINAS

Ex-atleta olímpico Jadel Gergório acompanhou a disputa das provas de Atletismo, que aconteceram na Universidade Federal de Lavras
 
Após quase quatro meses desde a primeira etapa, foram conhecidos, no último domingo, 15, os grande campeões dos Jogos do Interior de Minas (Jimi). Disputada em Lavras, no Sul de Minas, realizada pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), premiou os melhores atletas/equipes do estado, em 11 modalidades, nos naipes masculino e feminino.

Nos cinco dias de competições foram disputadas as modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo convencional e paralímpico, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, taekwondo, xadrez e futsal de surdos.

“O Jimi deste ano foi um sucesso do início ao fim. Praticamente triplicamos o número de municípios inscritos em relação ao ano passado, quando ainda era Jogos de Minas. Com mais times na disputa, o nível das partidas também melhorou. É importante parabenizar não apenas os campeões, mas todos que, direta ou indiretamente, participaram da competição deste ano e fizeram da edição 2017 uma das melhores da história”, destaca o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo.

Substituído em 2012 pelos Jogos de Minas, o Jimi voltou ao seu formato original neste ano para atender a uma demanda da população mineira. Em seu retorno, o Jimi foi disputado em três etapas (Microrregional, Regional e Estadual), sendo que nas duas primeiras, apenas as modalidades coletivas foram disputadas.

Competições
As finais fizeram jus à competição iniciada em junho. No futsal feminino, aconteceu a disputa mais equilibrada da competição, com a definição da equipe vencedora nos pênaltis. Após empatar por 2 a 2 no tempo normal, Governador Valadares ficou com o título, ao vencer Montes Claros por 2 a 1 nas penalidades. No masculino, o título ficou com Itaobim, que goleou Goianá, na decisão, por 9 a 4.

Outra disputa equilibrada aconteceu no vôlei masculino. Na ocasião, a equipe de Conceição do Mato Dentro precisou do tie-break para conquistar o título sobre Tupaciguara, com parciais de 20/25, 25/21, 25/13, 12/25 e 15/13. Já entre as mulheres, Itabirito ficou com o troféu, ao derrotar Varginha por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/18 e 25/14.

No basquete, os grandes campeões do Jimi foram Montes Claros, entre os homens, e Nova Lima, entre as mulheres. Para ficar com o título, a equipe do Norte do Estado derrotou na final os donos da casa, Lavras, por 60 a 46. Já na final feminina, Nova Lima venceu Uberaba por 53 a 43.

Já no handebol, o município de Juiz de Fora mostrou sua força. Campeã da primeira divisão dos Jogos de Minas, em 2016, o município por muito pouco não repetiu a dobradinha. Campeão entre os homens, ao derrotar Ponte Nova na final, por 42 a 31, a cidade viu seu time feminino perder a decisão para Governador Valadares, por 26 a 22.
 
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/3622/content_tabela-seesp.jpg

Torcedor Ilustre
Entre as disputas individuais, destaque para o atletismo. A competição, que aconteceu na pista da Universidade Federal de Lavras (UFLA), contou com a ilustre presença de Jadel Gregório, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro, competidor no salto triplo. Além de acompanhar as provas atletismo, Jadel também tirou fotos e conversou com os participantes do Jimi.

Segundo o ex-atleta, é de "ações como essa que saem atletas que, talvez, nunca teriam a oportunidade de competir. Sempre digo que o esporte é o meio de inclusão mais igualitário que existe. E uma competição como o Jimi, que não exige que os atletas sejam federados, só confirma minha opinião”, avalia.

Confira também os resultados do atletismo convencional e paralímpico, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, taekwondo, xadrez e futsal de surdos.

Nenhum comentário: