quarta-feira, 1 de novembro de 2017

PIMENTEL ENTREGA A ALUNOS DA REDE ESTADUAL PRÊMIO EM HOMENAGEM A CARLOS DRUMMOND

Premiação integra as comemorações dos 115 anos do poeta e escritor itabirano

O governador Fernando Pimentel entregou nesta terça-feira, 31, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a premiação aos vencedores do I Prêmio Versões de Drummond. 

O concurso foi instituído para marcar os 115 anos de nascimento do escritor e poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade. Alunos da rede estadual de ensino gravaram mais de mil vídeos lendo poemas baseados em crônicas do poeta. Ao todo, cinco alunos foram selecionados para receber os prêmios.

A entrega faz parte da programação #Drummond115, realizada entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro na capital. Nesses três dias estão sendo promovidos, em diferentes pontos da cidade, ações de divulgação da obra e vida do autor.

O evento está sendo organizado pelo Governo de Minas Gerais em parceria com o projeto Sempre um Papo, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e apoio cultural das secretarias de Estado de Cultura e de Educação, Servas, Biblioteca Pública Estadual, BDMG Cultural, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Neste 31 de outubro de 2017, Drummond faria 115 anos. Foi poeta, contista e cronista, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século 20 e um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. 

Programação
O evento #Drummond115, que inclui blitzen literárias e intervenções artísticas, ocorre em várias partes da cidade, concentrando-se na Praça da Liberdade, maior corredor cultural de Belo Horizonte. A maioria das atrações ocorre na Biblioteca Estadual de Minas Gerais, na Arena Rainha da Sucata e no Circuito Liberdade. Também fazem parte do programa apresentações de teatro, dança, música, leituras, recitais e debates.

Fazem parte da programação, entre outros, a Cia. de Dança 1º Ato, Grupo La da Favelinha, Celso Adolfo, Beatriz Myrrha, Palavra Viva, Arautos de Minas, Selma Lane, Humberto Werneck, Carols Secchin e dois grupos de Itabira: Meninos de Minas e Cia. de Teatro Itaberano.

O objetivo das intervenções é valorizar distintas áreas artísticas, incentivar a leitura, desenvolver a economia da cultura e ampliar a visibilidade a novos grupos e atores, alcançando três mil pessoas durante o evento e impactando 45 escolas.

Também participaram a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, os presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Flávio Henrique,  a presidente do Iepha, Michele Arroyo, do BDMG Cultural, Rogério Tavares, e da Associação Sempre um Papo, Afonso Borges, o secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, além de alunos, professores e outros representantes da área cultural.

Os premiados
Andreia Aparecido de Oliveira, Escola Estadual José Brandão, de Caeté, baseado na crônica "Furto de Flor".

Deisy Marcelle Laurena Martins Silva, Escola Estadual Nossa Senhora da Lapa, de Virgem da Lapa, baseado na crônica "Fala, Amendoeira".

Gabriela Ramos de Souza Carvalho, Escola Estadual "Urquiza Diniz Chagas", do Distrito de Palmital dos Carvalhos, em Senhora dos Remédios, baseado na crônica "Recomeça".

José Luis Silva Ávila, Escola Estadual Licas de Lima, de Nepomuceno, baseado na crônica "O Drama Humano".

Raissa Aparecida de Oliveira, Escola Estadual Padre José Espíndola, de Pimenta, baseado na crônica "Furto de Flor".

Nenhum comentário: