Pular para o conteúdo principal

CENÁRIOS PARA 2018

Quinta maior cidade do Sul de Minas, candidaturas em Lavras ainda são incertas
Dâmina Pereira (deputada federal ) e Fábio Cherem (deputado estadual) são os parlamentares lavrenses atualmente com mandatos no Legislativo estadual e federal

2018 será um ano decisivo para o futuro do Brasil, mas também para seus estados e municípios. No próximo ano, que se inicia já semana que vem, os brasileiros irão às urnas para escolha do presidente da República, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Em Lavras, no Sul de Minas, os cenários para a próxima eleição começa a se desenrolar timidamente nos bastidores. A cidade conta com dois representantes eleitos: Dâmina Pereira, na Câmara dos Deputados e Fábio Cherem, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A deputada federal Dâmina Pereira, que deve tentar a reeleição, além de fortalecer a sua atuação em diversos municípios do Estado, tem como forte trunfo o poder dentro do PSL, que hoje se denomina como Livres. 

O marido de Dâmina, o ex-prefeito de Lavras Carlos Alberto Pereira é o presidente estadual da legenda e tem buscado formar uma ampla coalização de candidaturas a deputado estadual e a deputado federal. A parlamentar mantém uma agenda permanente de divulgação das ações do seu mandato e boa articulação com a grande maioria dos veículos de mídia da cidade e região.

Segundos informações de bastidores, além da reeleição da esposa, o ex-prefeito mira aumentar sair das urnas com a legenda fortalecida para poder se aproximar do futuro ocupante Palácio da Liberdade.

Até o momento, não se tem nada confirmado sobre quem o PSL/Livres deverá apoiar para o Governo de Minas, mas segundo informações extraoficiais um eventual apoio o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda é uma das viabilidades da legenda.

Um grande desafio de 2018 para a deputada federal Dâmina Pereira passa pelo posicionamento que a parlamentar tomar diante da Reforma da Previdência, proposta do Governo Temer que tem enorme rejeição entre o eleitorado de todo o país.

Já no grupo político da família Cherem, que tem o deputado estadual Fábio Cherem e detêm o Executivo local, com o irmão do parlamentar, o médio José Cherem, como prefeito, a tendência é de que Fábio Cherem tente a reeleição.

Embora o deputado estadual tenha reforçado sua atuação em diversos municípios do Estado, sendo inclusive alvo de críticas em Lavras sobre um certo "abandono" do seu domicílio, uma boa margem de votos na cidade natal será fundamental para o projeto de reeleição do político.

O intenso desgaste e falta de articulação política de seu irmão prefeito, também é um fator que vai contar bastante quando o deputado estadual Fábio Cherem colocar o bloco nas ruas da cidade buscando angariar votos dos lavrenses. Além disso, o parlamentar mantém uma agenda tímida e pouca expressiva de divulgação de seu mandato na cidade de Lavras e dificuldades de articulação com setores da imprensa.

Em seu primeiro mandato, o prefeito acumulou diversos desgastes, bateu de frente com o funcionalismo público municipal, que costuma ser bastante influenciador nas urnas e não conseguiu imprimir uma marca própria em seu governo, ficando como um personagem sem destaque na política local.

Além disso, o deputado Fábio Cherem ainda encontra um cenário incerto em seu partido, o PSD. Nas eleições de 2014, a legenda apoiou a coligação do PSDB ao Governo de Minas, mas dissidente, Fábio Cherem apoiou o atual governador Fernando Pimentel, do PT, de quem é um aliado próximo.

A tendência é o PSDB seguir nas eleições de 2018 com o PSDB ou candidatos que sejam apoiados pela sigla tucana. Uma das alternativas que vem ganhando força é uma candidatura própria do PSD ao Governo do Estado.

Outros
Além dos parlamentares lavrenses que devem tentar a reeleição, a cidade deverá ter ainda outros postulantes a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.

O ex-prefeito João Batista Soares da Silva é um que deve disputar uma vaga para deputado estadual. Segundo correligionários consultados pela reportagem, o ex-prefeito estaria amadurecendo a ideia e contando com apoio de alguns militantes.

Já a ex-prefeita Jussara Menicucci (PSDB), cujo nome nunca deixa de ser especulado em todas as eleições, se mantém em silêncio sobre uma eventual disputa a estadual ou deputada federal.

Comentários

Ailton disse…
Sem dúvida o melhor veículo de mídia alternativa da região para se ficar por dentro da política. Parabéns!!!
Anônimo disse…
Cherem nunca mais!
Anônimo disse…
Votou no Cunha, a favor de Temer, reformas da previdência e trabalho
Anônimo disse…
Fabio Cherem nunca mais Damina pode dar adeus depois de ter votado 2 x a favor de Temer
Anônimo disse…
Parabéns pelas suas eficientes postagens.Brilhatismo e conhecimento a favor de uma comunidade.

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.