Pular para o conteúdo principal

CENÁRIOS PARA 2018

Quinta maior cidade do Sul de Minas, candidaturas em Lavras ainda são incertas
Dâmina Pereira (deputada federal ) e Fábio Cherem (deputado estadual) são os parlamentares lavrenses atualmente com mandatos no Legislativo estadual e federal

2018 será um ano decisivo para o futuro do Brasil, mas também para seus estados e municípios. No próximo ano, que se inicia já semana que vem, os brasileiros irão às urnas para escolha do presidente da República, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Em Lavras, no Sul de Minas, os cenários para a próxima eleição começa a se desenrolar timidamente nos bastidores. A cidade conta com dois representantes eleitos: Dâmina Pereira, na Câmara dos Deputados e Fábio Cherem, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A deputada federal Dâmina Pereira, que deve tentar a reeleição, além de fortalecer a sua atuação em diversos municípios do Estado, tem como forte trunfo o poder dentro do PSL, que hoje se denomina como Livres. 

O marido de Dâmina, o ex-prefeito de Lavras Carlos Alberto Pereira é o presidente estadual da legenda e tem buscado formar uma ampla coalização de candidaturas a deputado estadual e a deputado federal. A parlamentar mantém uma agenda permanente de divulgação das ações do seu mandato e boa articulação com a grande maioria dos veículos de mídia da cidade e região.

Segundos informações de bastidores, além da reeleição da esposa, o ex-prefeito mira aumentar sair das urnas com a legenda fortalecida para poder se aproximar do futuro ocupante Palácio da Liberdade.

Até o momento, não se tem nada confirmado sobre quem o PSL/Livres deverá apoiar para o Governo de Minas, mas segundo informações extraoficiais um eventual apoio o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda é uma das viabilidades da legenda.

Um grande desafio de 2018 para a deputada federal Dâmina Pereira passa pelo posicionamento que a parlamentar tomar diante da Reforma da Previdência, proposta do Governo Temer que tem enorme rejeição entre o eleitorado de todo o país.

Já no grupo político da família Cherem, que tem o deputado estadual Fábio Cherem e detêm o Executivo local, com o irmão do parlamentar, o médio José Cherem, como prefeito, a tendência é de que Fábio Cherem tente a reeleição.

Embora o deputado estadual tenha reforçado sua atuação em diversos municípios do Estado, sendo inclusive alvo de críticas em Lavras sobre um certo "abandono" do seu domicílio, uma boa margem de votos na cidade natal será fundamental para o projeto de reeleição do político.

O intenso desgaste e falta de articulação política de seu irmão prefeito, também é um fator que vai contar bastante quando o deputado estadual Fábio Cherem colocar o bloco nas ruas da cidade buscando angariar votos dos lavrenses. Além disso, o parlamentar mantém uma agenda tímida e pouca expressiva de divulgação de seu mandato na cidade de Lavras e dificuldades de articulação com setores da imprensa.

Em seu primeiro mandato, o prefeito acumulou diversos desgastes, bateu de frente com o funcionalismo público municipal, que costuma ser bastante influenciador nas urnas e não conseguiu imprimir uma marca própria em seu governo, ficando como um personagem sem destaque na política local.

Além disso, o deputado Fábio Cherem ainda encontra um cenário incerto em seu partido, o PSD. Nas eleições de 2014, a legenda apoiou a coligação do PSDB ao Governo de Minas, mas dissidente, Fábio Cherem apoiou o atual governador Fernando Pimentel, do PT, de quem é um aliado próximo.

A tendência é o PSDB seguir nas eleições de 2018 com o PSDB ou candidatos que sejam apoiados pela sigla tucana. Uma das alternativas que vem ganhando força é uma candidatura própria do PSD ao Governo do Estado.

Outros
Além dos parlamentares lavrenses que devem tentar a reeleição, a cidade deverá ter ainda outros postulantes a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.

O ex-prefeito João Batista Soares da Silva é um que deve disputar uma vaga para deputado estadual. Segundo correligionários consultados pela reportagem, o ex-prefeito estaria amadurecendo a ideia e contando com apoio de alguns militantes.

Já a ex-prefeita Jussara Menicucci (PSDB), cujo nome nunca deixa de ser especulado em todas as eleições, se mantém em silêncio sobre uma eventual disputa a estadual ou deputada federal.

Comentários

Ailton disse…
Sem dúvida o melhor veículo de mídia alternativa da região para se ficar por dentro da política. Parabéns!!!
Anônimo disse…
Cherem nunca mais!
Anônimo disse…
Votou no Cunha, a favor de Temer, reformas da previdência e trabalho
Anônimo disse…
Fabio Cherem nunca mais Damina pode dar adeus depois de ter votado 2 x a favor de Temer
Anônimo disse…
Parabéns pelas suas eficientes postagens.Brilhatismo e conhecimento a favor de uma comunidade.

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...