Pular para o conteúdo principal

CENÁRIOS PARA 2018

Quinta maior cidade do Sul de Minas, candidaturas em Lavras ainda são incertas
Dâmina Pereira (deputada federal ) e Fábio Cherem (deputado estadual) são os parlamentares lavrenses atualmente com mandatos no Legislativo estadual e federal

2018 será um ano decisivo para o futuro do Brasil, mas também para seus estados e municípios. No próximo ano, que se inicia já semana que vem, os brasileiros irão às urnas para escolha do presidente da República, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Em Lavras, no Sul de Minas, os cenários para a próxima eleição começa a se desenrolar timidamente nos bastidores. A cidade conta com dois representantes eleitos: Dâmina Pereira, na Câmara dos Deputados e Fábio Cherem, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A deputada federal Dâmina Pereira, que deve tentar a reeleição, além de fortalecer a sua atuação em diversos municípios do Estado, tem como forte trunfo o poder dentro do PSL, que hoje se denomina como Livres. 

O marido de Dâmina, o ex-prefeito de Lavras Carlos Alberto Pereira é o presidente estadual da legenda e tem buscado formar uma ampla coalização de candidaturas a deputado estadual e a deputado federal. A parlamentar mantém uma agenda permanente de divulgação das ações do seu mandato e boa articulação com a grande maioria dos veículos de mídia da cidade e região.

Segundos informações de bastidores, além da reeleição da esposa, o ex-prefeito mira aumentar sair das urnas com a legenda fortalecida para poder se aproximar do futuro ocupante Palácio da Liberdade.

Até o momento, não se tem nada confirmado sobre quem o PSL/Livres deverá apoiar para o Governo de Minas, mas segundo informações extraoficiais um eventual apoio o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda é uma das viabilidades da legenda.

Um grande desafio de 2018 para a deputada federal Dâmina Pereira passa pelo posicionamento que a parlamentar tomar diante da Reforma da Previdência, proposta do Governo Temer que tem enorme rejeição entre o eleitorado de todo o país.

Já no grupo político da família Cherem, que tem o deputado estadual Fábio Cherem e detêm o Executivo local, com o irmão do parlamentar, o médio José Cherem, como prefeito, a tendência é de que Fábio Cherem tente a reeleição.

Embora o deputado estadual tenha reforçado sua atuação em diversos municípios do Estado, sendo inclusive alvo de críticas em Lavras sobre um certo "abandono" do seu domicílio, uma boa margem de votos na cidade natal será fundamental para o projeto de reeleição do político.

O intenso desgaste e falta de articulação política de seu irmão prefeito, também é um fator que vai contar bastante quando o deputado estadual Fábio Cherem colocar o bloco nas ruas da cidade buscando angariar votos dos lavrenses. Além disso, o parlamentar mantém uma agenda tímida e pouca expressiva de divulgação de seu mandato na cidade de Lavras e dificuldades de articulação com setores da imprensa.

Em seu primeiro mandato, o prefeito acumulou diversos desgastes, bateu de frente com o funcionalismo público municipal, que costuma ser bastante influenciador nas urnas e não conseguiu imprimir uma marca própria em seu governo, ficando como um personagem sem destaque na política local.

Além disso, o deputado Fábio Cherem ainda encontra um cenário incerto em seu partido, o PSD. Nas eleições de 2014, a legenda apoiou a coligação do PSDB ao Governo de Minas, mas dissidente, Fábio Cherem apoiou o atual governador Fernando Pimentel, do PT, de quem é um aliado próximo.

A tendência é o PSDB seguir nas eleições de 2018 com o PSDB ou candidatos que sejam apoiados pela sigla tucana. Uma das alternativas que vem ganhando força é uma candidatura própria do PSD ao Governo do Estado.

Outros
Além dos parlamentares lavrenses que devem tentar a reeleição, a cidade deverá ter ainda outros postulantes a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.

O ex-prefeito João Batista Soares da Silva é um que deve disputar uma vaga para deputado estadual. Segundo correligionários consultados pela reportagem, o ex-prefeito estaria amadurecendo a ideia e contando com apoio de alguns militantes.

Já a ex-prefeita Jussara Menicucci (PSDB), cujo nome nunca deixa de ser especulado em todas as eleições, se mantém em silêncio sobre uma eventual disputa a estadual ou deputada federal.

Comentários

Ailton disse…
Sem dúvida o melhor veículo de mídia alternativa da região para se ficar por dentro da política. Parabéns!!!
Anônimo disse…
Cherem nunca mais!
Anônimo disse…
Votou no Cunha, a favor de Temer, reformas da previdência e trabalho
Anônimo disse…
Fabio Cherem nunca mais Damina pode dar adeus depois de ter votado 2 x a favor de Temer
Anônimo disse…
Parabéns pelas suas eficientes postagens.Brilhatismo e conhecimento a favor de uma comunidade.

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

MPT RECOMENDA QUE EMPRESA RETIRE EXIGÊNCIA POLÍTICA DE VAGA E ADOTE MEDIDAS CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Anúncio no Instagram pedia que candidato "não fosse esquerdista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação a uma empresa do ramo de estética, com sede em Patos de Minas , após a divulgação de um anúncio de vaga de emprego que incluía, dentre os requisitos, a expressão "pré-requisito mais importante: não ser esquerdista". A publicação foi feita em 13 de setembro de 2025 no Instagram da proprietária da empresa. "Esse critério caracteriza discriminação explícita por opinião política, violando a Constituição Federal e convenções da Organização Internacional do Trabalho . A liberdade de consciência e de orientação política é protegida pela legislação brasileira e não pode ser usada como critério de acesso ou permanência no emprego", orienta o procurador do Trabalho que atuou no caso, Hermano Martins . Em recomendação, o MPT orientou à empresa que implemente medidas preventivas, como retirar qualquer exigência política de processos seletivos, ...