Pular para o conteúdo principal

AGUANIL DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE FINANCEIRA

Prefeitura ficará fechada todas às sextas-feiras em forma de protesto até que os repasses comecem a ser normalizados
Prefeito recomenda às secretarias e autarquias que diminuam gastos e rompam contratos para reduzir despesas

A administração municipal de Aguanil, no Sul de Minas, decretou na manhã desta terça-feira, 15, estado de calamidade financeira. O decreto diz que a cidade está endividada e que a arrecadação não tem sido suficiente para cobrir as despesas obrigatórias como pagamento dos servidores ou manutenção do básico em saúde e educação, além dos programas e ações de governo.

O documento também recomenda às secretarias e autarquias que diminuam gastos e rompam contratos para reduzir despesas.

Nos próximos dias, a prefeitura deve enviar um ofício aos governos federal e estadual pedindo recursos complementares. Pela Lei Eleitoral, a partir do início do período eleitoral, 7 de julho, ficou proibida a transferência de recursos por parte da União e dos estados, a não ser em situações de emergência e calamidade.

Repasses do município retidos pelo Governo de Minas somam mais de R$1,5 milhão - clique na imagem para ampliar
A partir do próximo dia 20, conforme acordado por 19 prefeitos da região, no Fórum Emergencial, que aconteceu em Campo Belo, no último dia 8, serão realizadas diversas seguintes ações. Nas sextas-feiras todas as prefeituras ficarão fechadas em forma de protesto até que os repasses comecem a ser normalizados.

Além disso, todas as atividades escolares serão paralisadas a partir do próximo dia 20, caso não haja a regularização dos repasses do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), incluindo o transporte escolar. O ponto facultativo não se aplicará aos serviços essenciais, como Defesa Civil, limpeza urbana e serviços emergenciais da saúde.

O secretário municipal de Finanças de Aguanil, Walter Vítor Alves Sales, diz que o decreto de calamidade financeira não prejudicará os serviços municipais essenciais, embora muitos já estejam afetados, como o transporte escolar e da área da saúde, além do abastecimento da Farmácia do município, entre outros. 

O decreto é válido até 31 de dezembro de 2018 e pode ser prorrogado caso a situação não seja resolvida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho