Pular para o conteúdo principal

EX-PREFEITO DE BOCAINA DE MINAS É DECLARADO INABILITADO PARA EXERCER CARGOS PÚBLICOS



O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) determinou a inabilitação do ex-prefeito de Bocaina de Minas, no Sul de Minas, Wilson Moreira Maciel para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança na Administração Direta e Indireta do Estado de Minas Gerais e dos seus municípios durante cinco anos. 

A decisão foi unânime entre os sete conselheiros, tomada na sessão do Pleno realizada na última quarta-feira, 22.

O relator do processo, José Alves Viana, justificou o voto pela “gravidade das infrações do Sr. Wilson Moreira Maciel, verificada não só pelos fatos apurados nesta TCE, mas também pela recorrência – como demonstrado anteriormente – de atos ilegais e ilegítimos, configurando gestão irresponsável”. 

E acrescentou que sua proposta levou em consideração “a relevância da repercussão social e moral da conduta do responsável como gestor público e o risco de repetição de atos contrários à finalidade pública”.

O ex-prefeito já havia sido julgado na sessão da Segunda Câmara de 24/05/2018, sendo condenado a restituir o erário no montante de R$ 63.157,80, além do pagamento de multa de pagamento de multa de R$ 10.788,10. 

Além das penas pecuniárias, a Segunda Câmara também decidiu enviar para o Pleno a proposta de inabilitação, que é o colegiado que tem essa função, de acordo com a legislação em vigor. Na sessão da última quarta-feira, 22, o Pleno acatou a proposta por unanimidade.

O voto aprovado também relatou outras irregularidades cometidas anteriormente pelo mesmo gestor para justificar a necessidade da medida extrema, inclusive cinco outras tomadas de contas julgadas irregulares, que também resultaram em multas e determinação de restituição.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/