Pular para o conteúdo principal

EX-PREFEITO DE BOCAINA DE MINAS É DECLARADO INABILITADO PARA EXERCER CARGOS PÚBLICOS



O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) determinou a inabilitação do ex-prefeito de Bocaina de Minas, no Sul de Minas, Wilson Moreira Maciel para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança na Administração Direta e Indireta do Estado de Minas Gerais e dos seus municípios durante cinco anos. 

A decisão foi unânime entre os sete conselheiros, tomada na sessão do Pleno realizada na última quarta-feira, 22.

O relator do processo, José Alves Viana, justificou o voto pela “gravidade das infrações do Sr. Wilson Moreira Maciel, verificada não só pelos fatos apurados nesta TCE, mas também pela recorrência – como demonstrado anteriormente – de atos ilegais e ilegítimos, configurando gestão irresponsável”. 

E acrescentou que sua proposta levou em consideração “a relevância da repercussão social e moral da conduta do responsável como gestor público e o risco de repetição de atos contrários à finalidade pública”.

O ex-prefeito já havia sido julgado na sessão da Segunda Câmara de 24/05/2018, sendo condenado a restituir o erário no montante de R$ 63.157,80, além do pagamento de multa de pagamento de multa de R$ 10.788,10. 

Além das penas pecuniárias, a Segunda Câmara também decidiu enviar para o Pleno a proposta de inabilitação, que é o colegiado que tem essa função, de acordo com a legislação em vigor. Na sessão da última quarta-feira, 22, o Pleno acatou a proposta por unanimidade.

O voto aprovado também relatou outras irregularidades cometidas anteriormente pelo mesmo gestor para justificar a necessidade da medida extrema, inclusive cinco outras tomadas de contas julgadas irregulares, que também resultaram em multas e determinação de restituição.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.