Pular para o conteúdo principal

PROJETO 'CÍLIOS D'ÁGUA' REALIZA RESTAURAÇÃO FLORESTAS EM ÁREAS ÀS MARGENS DO RIO VERDE


A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Três Corações, no Sul de Minas, idealizou o projeto “Cílios D’Água” juntamente com a Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA) e prefeitura que vem realizando ações no bairro Jardim Santa Tereza, de restauração das Áreas de Preservação Permanente (APPs) que margeiam o Rio Verde.

Nas proximidades dessas áreas se faz necessário a restauração florestal para a retomada das funções ecossistêmicas. Por meio da recomposição da vegetação, espera-se recuperar a vitalidade do curso d'água, uma vez que as árvores formarão uma barreira natural proporcionando a redução do aporte de sedimentos e resíduos em direção ao leito do rio, contribuindo para seu fluxo contínuo.


As espécies de ocorrência natural com potencial para plantio na área foram selecionadas conforme um levantamento de publicações fitossociológicas da região e do bioma em que a área pertence,levando também em consideração,características de adaptabilidade e capacidade de sobrevivência ao ambiente em questão e a disponibilidade de mudas dessas espécies no viveiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Lavras.

Certamente, a restauração aliada à revitalização paisagística do local resultará em benefícios ambientais, tais como a manutenção da qualidade e quantidade da água, a estabilização das margens do rio e promoção de uma melhoria no habitat.

A primeira ação implicou no cercamento das áreas, como prática a ser executada para prevenção de fatores de degradação e aumento da sobrevivência das mudas.

De acordo com as características da Avenida Duque de Caxias, a área cercada se fez necessária apenas na parte frontal da Área de Preservação Permanente ou seja, a partir da guia da calçada de pedestres que corresponde a 310 metros.

A manutenção das APPs em meio urbano possibilita a valorização da paisagem e do patrimônio natural. Esses espaços exercem funções sociais e educativas relacionadas com a oferta de áreas de lazer e recreação, oportunidades de encontro, contato com os elementos da natureza e educação ambiental (voltada para a sua conservação), proporcionando dessa forma mais qualidade de vida às populações urbanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...