terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

PROJETO 'CÍLIOS D'ÁGUA' REALIZA RESTAURAÇÃO FLORESTAS EM ÁREAS ÀS MARGENS DO RIO VERDE


A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Três Corações, no Sul de Minas, idealizou o projeto “Cílios D’Água” juntamente com a Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA) e prefeitura que vem realizando ações no bairro Jardim Santa Tereza, de restauração das Áreas de Preservação Permanente (APPs) que margeiam o Rio Verde.

Nas proximidades dessas áreas se faz necessário a restauração florestal para a retomada das funções ecossistêmicas. Por meio da recomposição da vegetação, espera-se recuperar a vitalidade do curso d'água, uma vez que as árvores formarão uma barreira natural proporcionando a redução do aporte de sedimentos e resíduos em direção ao leito do rio, contribuindo para seu fluxo contínuo.


As espécies de ocorrência natural com potencial para plantio na área foram selecionadas conforme um levantamento de publicações fitossociológicas da região e do bioma em que a área pertence,levando também em consideração,características de adaptabilidade e capacidade de sobrevivência ao ambiente em questão e a disponibilidade de mudas dessas espécies no viveiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Lavras.

Certamente, a restauração aliada à revitalização paisagística do local resultará em benefícios ambientais, tais como a manutenção da qualidade e quantidade da água, a estabilização das margens do rio e promoção de uma melhoria no habitat.

A primeira ação implicou no cercamento das áreas, como prática a ser executada para prevenção de fatores de degradação e aumento da sobrevivência das mudas.

De acordo com as características da Avenida Duque de Caxias, a área cercada se fez necessária apenas na parte frontal da Área de Preservação Permanente ou seja, a partir da guia da calçada de pedestres que corresponde a 310 metros.

A manutenção das APPs em meio urbano possibilita a valorização da paisagem e do patrimônio natural. Esses espaços exercem funções sociais e educativas relacionadas com a oferta de áreas de lazer e recreação, oportunidades de encontro, contato com os elementos da natureza e educação ambiental (voltada para a sua conservação), proporcionando dessa forma mais qualidade de vida às populações urbanas.

Nenhum comentário: