terça-feira, 19 de março de 2019

CPI DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA VOLTA A SE REUNIR NA CÂMARA DE TRÊS CORAÇÕES

Prefeitura teria arrecadado cerca de R$6.000.000,00 além do necessário para custear os serviços, apenas nos anos de 2014 e 2015

Nesta segunda-feira, 18, aconteceu na Câmara de Vereadores de Três Corações, no Sul de Minas, a primeira reunião de 2019 da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Iluminação Pública. A CPI da CPI, como é conhecida, investiga supostos abusos da Prefeitura na arrecadação e na aplicação da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP), cobrada nas contas de luz e no IPTU dos tricordianos.

Os vereadores decidiram sobre três assuntos fundamentais para o andamento das investigações. O primeiro deles foi o pedido à Mesa Diretora para a contratação de uma auditoria contábil-financeira para estudar 9 caixas de papéis com informações sobre o manejo da CPI nos anos de 2014 a 2018. 

Outro tópico importante foi a formalização de um grupo de assessoria jurídico-administrativa, formado por servidores da Câmara, para colaborar com a relatoria da comissão. Os vereadores aprovaram, também, um pedido de prorrogação de prazo, por 120 dias, para assegurar o bom fechamento do relatório.

Criada em dezembro do ano passado, a CPI da CIP surgiu para aprofundar a investigação de um suspeita apresentada ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, no final de 2016, pelo vereador Maurício Gadbem. 

De acordo com dados do Inquérito Civil aberto pelo MPMG para apurar o caso, a Prefeitura teria arrecadado cerca de R$6.000.000,00 além do necessário para custear os serviços, apenas nos anos de 2014 e 2015.

A CPI da CIP é presidida pelo vereador Dinho Caminhoneiro, tem como relator o vereador Eder da TNT e como membros os vereadores Werbinho, Ricardinho do Gás, Fabiano Quati, Carlos Pinheiro e Jorge Machado. 

Nenhum comentário: