Pular para o conteúdo principal

DIA DE CAMPO EM MARIA DA FÉ DISCUTE PRODUÇÃO E CONSUMO DE AZEITE EXTRAVIRGEM

Azeite da EPAMIG foi avaliado em teste sensorial em Lavras 

O 14º Dia de Campo de Olivicultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) abre no próximo dia 12 de abril, a programação da Festa do Azeite Novo 2019, que acontece entre os dias 12 a 13 e 18 a 21 de abril, em Maria da Fé, no Sul de Minas. 

O evento, que conta com palestras, dinâmicas de campo e mostra tecnológica, será realizado no Campo Experimental da EPAMIG, de 8h às 17h.

Na palestra “Consumo de Azeite: um estudo preliminar sobre os consumidores brasileiros”, o pesquisador do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Daniel Leite falará sobre o estudo que buscou mensurar o grau de percepção sensorial (sabor, aroma de azeites, etc) e a intenção de compra dos consumidores de azeites importados e nacionais. 

“Foram analisados 115 consumidores de azeite de oliva em Lavras, que foram convidados a provar quatro amostras diferentes, líderes de mercado e o azeite da EPAMIG. Uma amostra de óleo composto foi incluída para verificar o nível de diferenciação entre os consumidores pesquisados. Entre os resultados, verificamos que os consumidores em geral reconheceram sensorialmente os azeites. O azeite da EPAMIG apresentou boa aceitação sensorial e de mercado em relação as marcas líderes” conta Daniel Leite.

A palestra técnica “Rotulagem do azeite de oliva extravirgem” será apresentada pela profissional do serviço de rotulagem da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Simone Gonçalves, que abordará requisitos legais, tais como denominação de venda, identificação do fabricante, informação nutricional, entre outros.

Cooperativa Gente de Fibra tem peças inspiradas na cultura das oliveiras

Cerca de 20 expositores já estão confirmados para a 4º Mostra Tecnológica, que acontece simultaneamente ao dia de campo. Na oportunidade empresas do setor apresentarão insumos, maquinário e produtos relacionados à olivicultura.

Também durante o evento, a Cooperativa Mariense de Artesanato – Gente de Fibra fará o lançamento de peças artesanais inspiradas nos olivais de Maria da Fé . 

"Será uma linha com detalhes vazados, replicando ramos e galhos das oliveiras. Nossas peças aliam beleza a sustentabilidade. A base delas é o papel machê e a fibra da bananeira, ambos materiais descartados na natureza e reutilizados pelas artesãs, que dão formas a belas peças decorativas e utilitárias’’, conta Érica Campos representante da cooperativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.