terça-feira, 28 de maio de 2019

DEPUTADO ESTADUAL OSVALDO LOPES CONDENA LIBERAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS AGROTÓXICAS


Na última semana, foi celebrado o Dia Mundial das Abelhas (segunda-feira, 20/05). Logo na sequencia, em 21 de maio, o Ministério da Agricultura aprovou o registro de mais 31 agrotóxicos, totalizando 169 novos produtos do segmento liberados este ano. Episódio lamentável para a fauna e o meio ambiente brasileiro. 

Para entender melhor o panorama: dos 31 registrados, 29 são novas versões de agrotóxicos já comercializados e com princípios ativos já autorizados no país. Outros dois são novos produtos, mas também com substâncias já presentes na composição de outros venenos. É bem verdade que não há novidades entre os princípios ativos aprovados, mas sabemos que em um Brasil calcado no agronegócio, as brechas para se explorar e degradar a natureza vão se abrindo cada vez mais com ações assim. 

É por acreditar que os passos tomados representam um retrocesso e por defender fundamentalmente a vida em minha atuação parlamentar é que sou absolutamente contra a decisão.

Meio ambiente e causa animal se entrelaçam. E, claro, essas são duas pautas que tenho grande atenção. É necessário entender que a utilização de ativos tóxicos está matando as abelhas em números assustadores. 

Nos últimos meses, milhões delas foram encontradas mortas em estados brasileiros. Isso ameaça diretamente o equilíbrio do nosso ecossistema, já que a maior parte dos alimentos cultivados depende da polinização, e são justamente estes insetos os responsáveis por ela. Simplesmente “desburocratizar” processos com a justificativa de que esse é um caminho inevitável para o crescimento econômico não me parece prudente. 

Precisamos tomar decisões baseadas em estudos, discussões com todos os setores e sem beneficiar pequenos grupos. Continuarei na assembleia fazendo o que estiver ao meu alcance para reverter esse perigoso quadro para o nosso futuro. É preciso colocar assuntos assim mais em evidência para a população.

Deputado Estadual Osvaldo Lopes 

Nenhum comentário: