Pular para o conteúdo principal

DEPUTADO ESTADUAL OSVALDO LOPES CONDENA LIBERAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS AGROTÓXICAS


Na última semana, foi celebrado o Dia Mundial das Abelhas (segunda-feira, 20/05). Logo na sequencia, em 21 de maio, o Ministério da Agricultura aprovou o registro de mais 31 agrotóxicos, totalizando 169 novos produtos do segmento liberados este ano. Episódio lamentável para a fauna e o meio ambiente brasileiro. 

Para entender melhor o panorama: dos 31 registrados, 29 são novas versões de agrotóxicos já comercializados e com princípios ativos já autorizados no país. Outros dois são novos produtos, mas também com substâncias já presentes na composição de outros venenos. É bem verdade que não há novidades entre os princípios ativos aprovados, mas sabemos que em um Brasil calcado no agronegócio, as brechas para se explorar e degradar a natureza vão se abrindo cada vez mais com ações assim. 

É por acreditar que os passos tomados representam um retrocesso e por defender fundamentalmente a vida em minha atuação parlamentar é que sou absolutamente contra a decisão.

Meio ambiente e causa animal se entrelaçam. E, claro, essas são duas pautas que tenho grande atenção. É necessário entender que a utilização de ativos tóxicos está matando as abelhas em números assustadores. 

Nos últimos meses, milhões delas foram encontradas mortas em estados brasileiros. Isso ameaça diretamente o equilíbrio do nosso ecossistema, já que a maior parte dos alimentos cultivados depende da polinização, e são justamente estes insetos os responsáveis por ela. Simplesmente “desburocratizar” processos com a justificativa de que esse é um caminho inevitável para o crescimento econômico não me parece prudente. 

Precisamos tomar decisões baseadas em estudos, discussões com todos os setores e sem beneficiar pequenos grupos. Continuarei na assembleia fazendo o que estiver ao meu alcance para reverter esse perigoso quadro para o nosso futuro. É preciso colocar assuntos assim mais em evidência para a população.

Deputado Estadual Osvaldo Lopes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...