Pular para o conteúdo principal

FRENTE POR ENERGIA LIMPA E SUSTENTÁVEL SERÁ LANÇADA NESTA QUARTA-FEIRA, NA CÂMARA DOS DEPUTADOS


Será lançada amanhã, quarta-feira, 15, às 10h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista da Energia Limpa e Sustentável. A iniciativa, do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), busca debater, aprimorar e promover a legislação federal sobre as políticas públicas já existentes para o setor de energia limpa e sustentável, além de defender investimentos do governo no setor, incentivar a produção de energia de fontes renováveis, entre outros objetivos.

O lançamento da frente terá a presença do ministro de Minas e Energia e representantes de entidades ligadas à área produção de energia, além de deputados e senadores de todos os estados.

Segundo Lafayette, a Frente é um passo para o futuro, uma vez que a busca de energia limpa a sustentável deve ser constante para a população. “Os combustíveis fósseis estão em declínio irreversível. Há muito a fazer em nosso Brasil, não há tempo a perder. Precisamos criar as condições para transformar nossa matriz energética. Deus abençoou nosso país com as fontes limpas e sustentáveis e precisamos aproveitar isso”, afirmou o deputado.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a energia eólica total produzida no país hoje é maior que a energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu. Nesse mesmo caminho de crescimento, em apenas dois anos houve um aumento de 560% de energia solar instalada no Brasil.

Dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que cada megawatt instalado de energia através dos ventos gera 15 postos de trabalho. Desde o início do setor, já foram gerados mais de 190 mil postos de trabalho.

Segundo a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), o Brasil tem o maior potencial energético do mundo de produção de biogás, por causa do alto volume de resíduos orgânicos disponíveis. “O alto custo da energia elétrica e os novos rumos do uso da energia limpa mostram que o futuro precisa caminhar para a sustentabilidade”, avalia Lafayette.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...