quarta-feira, 8 de maio de 2019

JUSTIÇA DEFINE PRAZOS PARA COPASA RESOLVER PROBLEMAS EM POUSO ALEGRE

Medida judicial vem após ação de vereadores e da prefeitura

Na manhã desta terça-feira, 7, a Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, concedeu entrevista coletiva sobre a liminar da justiça que dá prazos para a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) resolver os problemas de coleta e tratamento de esgoto na cidade. 

A liminar é uma resposta da Ação Civil Pública movida pela prefeitura após diversas ações de investigação promovidas na Câmara Municipal.

No início do ano, a prefeitura entrou com uma ação contra a Copasa com diversas solicitações. O documento pedia o mapeamento e o fim dos pontos de lançamento de esgoto in natura na cidade, além do fim da cobrança da taxa de esgoto e a devolução do que já foi cobrado nos últimos 5 anos.

Com a decisão da Justiça, a Copasa terá os prazos de 30 a 120 dias para mapear e realizar ações para garantir a coleta e o tratamento de todo o esgoto produzido na cidade, sob pena de multa diária de R$ 7 mil.

A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre instalou em abril de 2017 uma Comissão Especial de Estudos para avaliar os pontos de coleta de esgoto na cidade. A comissão era composta pelos vereadores Oliveira Altair (MDB), que era o presidente; Leandro Morais (PPS) o relator; Rodrigo Modesto (PTB) o secretário e os membros eram Campanha (PROS) e Wilson Tadeu Lopes (PV).

A Comissão apontou que a maioria do esgoto da cidade era lançado nos rios sem o tratamento e, mesmo assim, a taxa do serviço era cobrada pela Copasa.

A coletiva desta manhã foi acompanhada pelo presidente da Câmara, vereador Oliveira Altair (MDB) e pelos vereadores, Wilson Tadeu Lopes (PV), Arlindo da Motta Paes (PSDB), Odair Quincote (Cidadania), Leandro Morais (Cidadania) e Rodrigo Modesto (PTB).

com assessoria

Nenhum comentário: