quarta-feira, 8 de maio de 2019

VEREADORES VOTAM PROJETO SOBRE ELIMINADOR DE AR NAS TUBULAÇÕES DO SISTEMA DE ÁGUA


Durante reunião ordinária da Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas, os vereadores votaram e aprovaram, por unanimidade, em primeira discussão e votação o Projeto de Lei (PL) nº 5139/2019, de autoria dos vereadores Eder Augusto Costa, Helder da Fonseca Reis, Maurício Miguel Gadbem, Ricardo Ferreira e Weber Eugênio de Souza, que dispõe sobre instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações do sistema de água.

De acordo com o PL, o prestador de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no âmbito do município de Três Corações, que no caso trata-se da Copasa, instalará, por solicitação do usuário pessoa física ou jurídica, equipamento eliminador de ar na tubulação que antecede o hidrômetro do imóvel.

Em seu parágrafo, o PL destaca que a solicitação prevista deverá ser realizada diretamente no local de atendimento ao usuário. Já no parágrafo segundo, destaca que o usuário poderá solicitar instalação de hidrômetro e do equipamento eliminador de ar conjuntamente.

Na impossibilidade de atender a solicitação do usuário em até 30 dias, o prestador do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário fará, por meio da fatura mensal de cobrança de serviços prestados, comunicação informando sobre o impedimento e prorrogação do prazo para instalação do equipamento.

O período de prorrogação não poderá ultrapassar 15 dias. Na ausência de manifestação, decorridos 30 dias da solicitação, o usuário poderá optar pela instalação do equipamento eliminador de ar, por terceiros, ficando vedada a cobrança de qualquer valor por parte do prestador de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O aparelho eliminador de ar não poderá interferir nas condições de medição dos hidrômetros instalados ou a ser instalados, devendo atender às normas metrológicas vigentes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a instalação deverá seguir as condições estabelecidas pelo prestador de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A despesa referente à instalação do equipamento correrão por conta do usuário.

Nenhum comentário: