Pular para o conteúdo principal

PROJETO QUE PREVÊ INSTALAÇÃO DE ELIMINADOR DE AR NO SISTEMA DE ÁGUA APROVADO POR UNANIMIDADE


O projeto de autoria do vereador Eder Augusto Costa, que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações do sistema de água foi aprovado por unanimidade dos vereadores em segunda e ultima votação durante Reunião Ordinária dos Vereadores de Três Corações, no Sul de Minas, na segunda-feira, 3. 

Assinaram o Projeto, junto com o vereador Eder, os vereadores Helder da Fonseca Reis, Mauricio Miguel Gadbem, Ricardinho do Gás e Weber Eugênio de Souza.

De acordo com o texto do projeto em seu artigo 1º, o prestador de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no âmbito do município de Três Corações, instalará, por solicitação do usuário pessoa física ou jurídica, equipamento eliminador de ar na tubulação que antecede o hidrômetro do imóvel.

Ainda de acordo com o Projeto de Lei, a solicitação prevista no caput deverá ser realizada diretamente no local de atendimento ao usuário e o usuário poderá solicitar instalação de hidrômetro e do equipamento eliminador de ar conjuntamente.

O projeto prevê no seu artigo 2º que, na impossibilidade de atender a solicitação do usuário em até trinta dias, o prestador do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário fará, por meio da fatura mensal de cobrança de serviços prestados, comunicação informando sobre o impedimento e prorrogação do prazo para instalação do equipamento. 

O período de prorrogação não poderá ultrapassar quinze dias e na ausência de manifestação, decorridos trinta dias da solicitação, o usuário poderá optar pela instalação do equipamento eliminador de ar, por terceiros, ficando vedada a cobrança de qualquer valor por parte do prestador de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O aparelho eliminador de ar não poderá interferir nas condições de medição dos hidrômetros instalados ou a ser instalados, devendo atender às normas metrológicas vigentes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). E a instalação deverá seguir as condições estabelecidas pelo prestador de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, conforme previsto no artigo 3º do Projeto aprovado.

O projeto prevê ainda em seu artigo 4º que a despesa referente à instalação do equipamento correrão às expensas do usuário. 

A cobrança, nos casos de instalação conjunta, terá como base de cálculo a instalação do hidrômetro, sem qualquer acréscimo, podendo o usuário requerer o parcelamento do valor referente ao serviço de instalação.

E ainda, conforme o artigo 5º do Projeto, o usuário inscrito no Cadastro Único Federal de Programas Sociais (CadÚnico) poderá ter os custos de instalação do equipamento eliminador ou da instalação conjunta de hidrômetro e equipamento eliminador de ar parcelados e cobrados na fatura mensal dos serviços prestados.

O valor da parcela correspondente à instalação dos equipamentos não poderá ultrapassar 2% (dois por cento) do montante referente ao consumo de água do respectivo usuário, excluída cobrança por outros serviços e impostos.

O projeto aprovado prevê ainda que o prestador público de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário, pelo prazo de 12 meses, dará publicidade da presente Lei nas faturas mensais de serviços prestados.

A lei deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo e deverá entrar em vigor noventa dias após a data da sua publicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/