Pular para o conteúdo principal

UFSJ É 2º LUGAR ENTRE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL EM IMPACTO EM PESQUISAS


Divulgado semana passada em Brasília, o relatório da empresa Clarivate Analytics, que traça o cenário da produção científica nacional entre 2013 e 2018, é motivo de comemoração entre cientistas e a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), nas Vertentes. Os dados contradizem as críticas frequentes dirigidas às universidades públicas brasileiras e reforça o debate diante do atual cenário político no qual a educação pública sofre cortes orçamentários significativos. 

A UFSJ está na segunda posição no Brasil no ranking que se refere ao impacto de pesquisas brasileiras no cenário internacional.

De acordo com a relatório, 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Juntas, essas universidades são responsáveis por mais da metade do conhecimento científico gerado no País.

clique na imagem para ampliar 

A métrica usada pelo relatório nesse quesito é a de Impacto de Citações Normalizado por Categoria (CNCI, em inglês). O CNCI médio mundial é 1.0. No Brasil, o índice chegou a 0,91 em 2016, depois caiu para 0,88, em 2017. Nesse quesito, o País está à frente da Rússia e da Índia, e quase empata com o Japão, porém fica atrás de vizinhos latino-americanos como Argentina, Chile e Colômbia – Figura 4 do relatório.

O relatório mostra claramente que o Brasil possui núcleos de excelência científica mundial em diversas áreas do conhecimento, e que as áreas com o maior índice de impacto, segundo o estudo, são as de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, justamente as mais criticadas e consideradas de menor relevância.

Segundo o reitor da UFSJ, professor Sérgio da Gama Cerqueira, esse resultado mostra como a comunidade acadêmica da instituição trabalha para o desenvolvimento da comunidade e reforça a importância das instituições federais de ensino superior no crescimento do País.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho