quarta-feira, 11 de setembro de 2019

UFSJ É 2º LUGAR ENTRE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL EM IMPACTO EM PESQUISAS


Divulgado semana passada em Brasília, o relatório da empresa Clarivate Analytics, que traça o cenário da produção científica nacional entre 2013 e 2018, é motivo de comemoração entre cientistas e a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), nas Vertentes. Os dados contradizem as críticas frequentes dirigidas às universidades públicas brasileiras e reforça o debate diante do atual cenário político no qual a educação pública sofre cortes orçamentários significativos. 

A UFSJ está na segunda posição no Brasil no ranking que se refere ao impacto de pesquisas brasileiras no cenário internacional.

De acordo com a relatório, 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Juntas, essas universidades são responsáveis por mais da metade do conhecimento científico gerado no País.

clique na imagem para ampliar 

A métrica usada pelo relatório nesse quesito é a de Impacto de Citações Normalizado por Categoria (CNCI, em inglês). O CNCI médio mundial é 1.0. No Brasil, o índice chegou a 0,91 em 2016, depois caiu para 0,88, em 2017. Nesse quesito, o País está à frente da Rússia e da Índia, e quase empata com o Japão, porém fica atrás de vizinhos latino-americanos como Argentina, Chile e Colômbia – Figura 4 do relatório.

O relatório mostra claramente que o Brasil possui núcleos de excelência científica mundial em diversas áreas do conhecimento, e que as áreas com o maior índice de impacto, segundo o estudo, são as de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, justamente as mais criticadas e consideradas de menor relevância.

Segundo o reitor da UFSJ, professor Sérgio da Gama Cerqueira, esse resultado mostra como a comunidade acadêmica da instituição trabalha para o desenvolvimento da comunidade e reforça a importância das instituições federais de ensino superior no crescimento do País.

Nenhum comentário: