Pular para o conteúdo principal

UFSJ É 2º LUGAR ENTRE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL EM IMPACTO EM PESQUISAS


Divulgado semana passada em Brasília, o relatório da empresa Clarivate Analytics, que traça o cenário da produção científica nacional entre 2013 e 2018, é motivo de comemoração entre cientistas e a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), nas Vertentes. Os dados contradizem as críticas frequentes dirigidas às universidades públicas brasileiras e reforça o debate diante do atual cenário político no qual a educação pública sofre cortes orçamentários significativos. 

A UFSJ está na segunda posição no Brasil no ranking que se refere ao impacto de pesquisas brasileiras no cenário internacional.

De acordo com a relatório, 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Juntas, essas universidades são responsáveis por mais da metade do conhecimento científico gerado no País.

clique na imagem para ampliar 

A métrica usada pelo relatório nesse quesito é a de Impacto de Citações Normalizado por Categoria (CNCI, em inglês). O CNCI médio mundial é 1.0. No Brasil, o índice chegou a 0,91 em 2016, depois caiu para 0,88, em 2017. Nesse quesito, o País está à frente da Rússia e da Índia, e quase empata com o Japão, porém fica atrás de vizinhos latino-americanos como Argentina, Chile e Colômbia – Figura 4 do relatório.

O relatório mostra claramente que o Brasil possui núcleos de excelência científica mundial em diversas áreas do conhecimento, e que as áreas com o maior índice de impacto, segundo o estudo, são as de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, justamente as mais criticadas e consideradas de menor relevância.

Segundo o reitor da UFSJ, professor Sérgio da Gama Cerqueira, esse resultado mostra como a comunidade acadêmica da instituição trabalha para o desenvolvimento da comunidade e reforça a importância das instituições federais de ensino superior no crescimento do País.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...