Pular para o conteúdo principal

UFSJ É 2º LUGAR ENTRE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL EM IMPACTO EM PESQUISAS


Divulgado semana passada em Brasília, o relatório da empresa Clarivate Analytics, que traça o cenário da produção científica nacional entre 2013 e 2018, é motivo de comemoração entre cientistas e a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), nas Vertentes. Os dados contradizem as críticas frequentes dirigidas às universidades públicas brasileiras e reforça o debate diante do atual cenário político no qual a educação pública sofre cortes orçamentários significativos. 

A UFSJ está na segunda posição no Brasil no ranking que se refere ao impacto de pesquisas brasileiras no cenário internacional.

De acordo com a relatório, 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Juntas, essas universidades são responsáveis por mais da metade do conhecimento científico gerado no País.

clique na imagem para ampliar 

A métrica usada pelo relatório nesse quesito é a de Impacto de Citações Normalizado por Categoria (CNCI, em inglês). O CNCI médio mundial é 1.0. No Brasil, o índice chegou a 0,91 em 2016, depois caiu para 0,88, em 2017. Nesse quesito, o País está à frente da Rússia e da Índia, e quase empata com o Japão, porém fica atrás de vizinhos latino-americanos como Argentina, Chile e Colômbia – Figura 4 do relatório.

O relatório mostra claramente que o Brasil possui núcleos de excelência científica mundial em diversas áreas do conhecimento, e que as áreas com o maior índice de impacto, segundo o estudo, são as de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, justamente as mais criticadas e consideradas de menor relevância.

Segundo o reitor da UFSJ, professor Sérgio da Gama Cerqueira, esse resultado mostra como a comunidade acadêmica da instituição trabalha para o desenvolvimento da comunidade e reforça a importância das instituições federais de ensino superior no crescimento do País.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...