Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE DE ANDRADA DEFENDE OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR


Na semana em que se comemora o dia dos professores, o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos - MG) defendeu, no Plenário da Câmara dos Deputados, a manutenção da disciplina de história na grade curricular do ensino médio nas escolas brasileiras.

Desde 2017, com a reforma do Ensino Médio, a disciplina de História ficou de fora da lista de matérias obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular. Apenas Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa são obrigatórias nos três anos do ensino médio.

A proposta do novo Ensino Médio teve por objetivo flexibilizar o currículo e, para isso, as matérias que sempre foram obrigatórias precisaram ser revistas e reorganizadas, tendo como norteadores o contexto e as necessidades locais do ensino. 

Desta forma, como exceção à obrigatoriedade, a disciplina de História passa a ser facultativa, não sendo necessariamente contemplada na grade de ensino. Isso significa que matérias facultativas, como História, poderão ter seus conteúdos apenas como temas transversais ou serem objetos de estudo dentro de outra disciplina específica.

Para o deputado Lafayette de Andrada, "é gravíssimo a não-obrigatoriedade do ensino da disciplina de História em nosso país. Talvez o Brasil seja o único país no mundo que não terá a obrigação de ensinar a própria história. É necessário rever esse ponto da reforma do Ensino Médio, para garantir que essa matéria fundamental seja lecionada a todos, indiscriminadamente. Uma nação que conhece sua história pode construir seu futuro."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...