Pular para o conteúdo principal

VEREADOR COMEMORA DERRUBADA DE VETO A PROJETO DE SUA AUTORIA


Na reunião Ordinária do dia 21 de outubro, os vereadores derrubaram o veto do Executivo de Três Corações, no Sul de Minas, ao Projeto de Lei do Projeto Parada Segura. O projeto, de autoria do Vereador Maurício Miguel Gadbem, dispõe sobre o desembarque de mulheres e idosos usuários do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Três Corações. 

De acordo com o artigo 1º do Projeto, os veículos vinculados ao Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Três Corações deverão, quando devidamente solicitados, parar fora dos pontos de parada pré-estabelecidos para desembarque de mulheres e de pessoas idosas maiores de 60 anos, no horário de operação noturna, a partir das 20 horas, em dias úteis, feriados e finais de semanas.

No seu artigo 3º, o Projeto prevê que os usuários que desejarem desembarcar fora dos pontos de parada pré-estabelecidos deverão previamente solicitar aos motoristas dos ônibus com a antecedência mínima necessária para que as regras de segurança de trânsito previstas no Código Brasileiro de Trânsito possam ser cumpridas. 

Os motoristas, por sua vez, conforme ainda texto do projeto, deverão analisar a adequabilidade da parada, informando ao usuário se a solicitação poderá ser atendida, além de propor e oferecer alternativa adequada caso exista algum motivo impeditivo.

Segundo o vereador propositor do Projeto, a integridade física dos usuários de coletivos urbanos é uma questão que deve ser tratada como de segurança pública: “ O objetivo é o de ampliar os meios de segurança dos usuários de coletivos, como especificados, especialmente aqueles que apresentam maior grau de vulnerabilidade, como as mulheres e os idosos. Episódios de assédio sexual às mulheres e de investidas contra os idosos são recorrentes, cabendo a nós, seus representantes, elaborar medidas que lhes assegurem maior tranquilidade ao se locomoverem por nossa cidade”, ressaltou Maurício Gadbem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...