Pular para o conteúdo principal

APARELHO ADQUIRIDO PELA UFLA AGILIZA RESULTADOS DE PESQUISAS E TRAZ INOVAÇÃO NO ENSINO E EXTENSÃO


Em blocos cirúrgicos onde se opera seres humanos ou animais com câncer, é comum os médicos utilizarem um aparelho que permite realizar cortes imediatos no tecido operado para verificar se este contém todas as células cancerígenas presente no tumor ou se ainda é necessário um corte maior para retirar essas células. Esta é apenas uma das aplicações deste aparelho de nome pouco usual, o criostato, importante para a ciência e para a população.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), um criostato foi instalado no Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural (LME), um laboratório multiusuário nacional, podendo ser utilizado por pesquisadores da UFLA e também outros centros parceiros. 

O objetivo foi trazer inovações em pesquisas na cafeicultura: ele reduz o tempo de análise, pois possibilita pegar uma amostra fresca que passará por um processo de congelamento e logo estará pronta para os cortes para observação em microscópios de luz. 

“Deste modo, a amostra não precisa passar pelos processos de fixação, inclusão e embrocamento que demandam tempo e recursos financeiros, além de poderem alterar propriedades da amostra. O criostato mantém as propriedades imunogênicas da amostra e garante resultados mais rápidos”, destaca o coordenador do LME, professor Eduardo Alves. 

O aparelho foi adquirido com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que financia o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT) coordenado pelo professor Mário Lúcio Vilela Resende. 

Além de pesquisas na cafeicultura, será de grande importância também em outras áreas. “Ele vai ser aplicado em vários setores da universidade. A expectativa é que auxilie vários pesquisadores das áreas de botânica, fitopatologia, medicina, medicina veterinária e outras”, explica Eduardo.

Utilização do laboratório
Para fazer uso do criostato, é preciso que os pesquisadores passem por um treinamento com o objetivo de aprenderem a manuseá-lo. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (35) 38291014 ou presencialmente no LME.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...