Pular para o conteúdo principal

LEI PRETENDE OBRIGAR INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA EM CAIXAS ELETRÔNICOS DE POÇOS

Em caso de descumprimento, as agências serão submetidas a penalidades

De autoria do vereador Paulo Eustáquio de Souza (MDB), o projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de instalação de dispositivos de segurança onde se encontram os caixas eletrônicos e cofres de estabelecimentos financeiros foi aprovado em primeira discussão, no último dia 29, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. 

A matéria, com parecer favorável das comissões permanentes, recebeu algumas emendas e volta ao Plenário para segunda votação na próxima semana.

De acordo com a proposta, todos os estabelecimentos financeiros ficam obrigados a instalar forte anteparo metálico nos locais de entrada e saída de pessoas, além de dispositivo de segurança que produz fumaça em toda a área do estabelecimento, alarme sonoro com sensor de presença no local e câmeras de monitoramento de alta resolução.

A matéria prevê, ainda, que nas agências em que a fachada for constituída de vidro deverão ser instaladas grades fixas de aço de pelo menos 20 centímetros e que todos os caixas eletrônicos deverão possuir dispositivo de reforço no bocal do dispensador de cédulas de equipamentos bancários, com o objetivo de evitar a introdução de artefatos explosivos no interior da máquina de autoatendimento.

Após segunda votação do projeto e sanção do Poder Executivo, os estabelecimentos financeiros precisarão adaptar suas agências no prazo de 60 dias, contados a partir da publicação da norma. Em caso de descumprimento, as agências serão submetidas a penalidades.

Durante a aprovação da proposta, o autor destacou o trabalho das comissões e agradeceu aos relatores pelas considerações feitas. 

“Trata-se de um projeto muito importante, fruto de uma preocupação de todos e em especial da Polícia Militar. Agradeço aos colegas vereadores que analisaram o projeto e emitiram os pareceres favoráveis. Vários municípios já aprovaram essa norma e temos relatos de que os dispositivos implantados inibiram ações criminosas em cidades da nossa região. São três equipamentos de segurança que impedirão a invasão das agências bancárias ou mesmo a colocação de explosivos para obter êxito nos assaltos praticados com frequência nos estabelecimentos monetários. O projeto de lei apresentado prioriza maior segurança para as agências bancarias, bem como a seguridade dos munícipes”, declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.