Pular para o conteúdo principal

ASSEMBLEIA DE MINAS INTEGRA ESFORÇOS DE ENFRENTAMENTO AO PERÍODO CHUVOSO

Presidente Agostinho Patrus se reuniu com autoridades federais e estaduais para debater ações de prevenção e reparos nos municípios mineiros

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Agostinho Patrus (PV), participou, neste domingo (26/1), de uma reunião de emergência para discutir ações de enfrentamento e prevenção durante o período chuvoso no Estado. Neste início de ano, Minas Gerais tem registrado índices de chuvas muito superiores à média histórica para os meses de janeiro. 

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), os transtornos vêm afetando centenas de municípios mineiros. A reunião para alinhamento de esforços ocorreu no Hangar do Governo de Minas, no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

Também estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; o governador Romeu Zema; sete prefeitos de municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias; o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet; o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, que é prefeito de Moema; além de secretários de Estado e os comandantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Cedec-MG.

“Viemos debater medidas emergenciais para mitigar os impactos decorrentes da maior ocorrência de chuvas já registrada em Minas Gerais. A nossa atuação é voltada tanto à assistência às pessoas que perderam suas casas, quanto à intensificação de medidas preventivas em áreas que ainda estejam sujeitas a situações de risco. A Assembleia Legislativa permanece ao lado da população mineira, prestando todo o apoio necessário. A segurança das pessoas é a nossa prioridade”, afirmou Agostinho Patrus.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que o governo federal disponibilizou recursos para auxiliar os municípios na reparação dos danos. De acordo com o ministro, um total de R$ 90 milhões já está disponível para o apoio a cidades brasileiras afetadas pelos temporais. “É importantíssimo que os prefeitos, unidos, possam nos apresentar as demandas, para que o governo federal possa repassar os recursos necessários para trazer esse mínimo de alento para quem perdeu quase tudo o que tinha”, explicou o ministro.

Os demais prefeitos que participaram do encontro foram os de Belo Horizonte, Alexandre Kalil; de Betim, Vittorio Medioli; de Contagem, Alex de Freitas; de Sabará, Wander Borges; de Ibirité, William Parreira; de Santa Luzia, Christiano Xavier; e de Raposos, Sérgio Silveira. 

“A Assembleia está ao lado dos órgãos de Defesa Civil e Segurança Pública, que atuam diuturnamente no enfrentamento a estes transtornos. Reforço, também, a importância das medidas de prevenção, fundamentais durante as chuvas, e de seguirmos as orientações necessárias para a segurança de todos”, destacou o presidente Agostinho Patrus.

Neste domingo, 26, decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado estabelece luto oficial de três dias, em todo o Estado de Minas Gerais, em sinal de pesar pelas vítimas dos desastres ocorridos no estado, decorrentes das chuvas.

Sobrevoo
Logo após a reunião, Agostinho Patrus fez um sobrevoo em áreas afetadas pelas chuvas, juntamente com o ministro Gustavo Canuto, o governador Romeu Zema, o desembargador Nelson Missias e o procurador-geral, Antônio Tonet. 


A comitiva desembarcou no município de Manhuaçu, na Zona da Mata, onde os temporais dos últimos dias provocaram diversos estragos. Além de percorrer locais afetados, Agostinho Patrus reuniu-se com prefeitos e lideranças comunitárias da região, onde discutiu medidas emergenciais de apoio aos municípios.

A Cedec-MG vem atualizando diariamente o número de mortos, desabrigados, desalojados, bem como os decretos de situação de emergência. Após a reunião com lideranças da Zona da Mata, Agostinho Patrus voltou a lamentar a ocorrência de desastres provocados pelas chuvas. 

“Em nome da Assembleia de Minas, externo meu mais profundo pesar pelas mortes e pelo desaparecimento de pessoas em razão de deslizamentos e enxurradas provocados pelas chuvas no nosso Estado. Manifesto também minha preocupação quanto aos desabrigados, os que tiveram prejuízos dos mais variados e aos que ainda estão sob risco”, disse o presidente da ALMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...