Pular para o conteúdo principal

ESCOLAS DE SAMBA E ELEIÇÃO DA CORTE MOMESCA MARCAM PRÉ-CARNAVAL DE OURO PRETO

Evento conta ainda com video mapping, apresentação de escolas de samba e de artistas da região. Shows ocorrem no próximo sábado, dia 8, na Praça Tiradentes

Neste sábado, 8, a partir das 16h, a Prefeitura de Ouro Preto, na região Central do Estado, lança o Pré-carnaval da cidade. O evento terá lugar na Praça Tiradentes, e lá o público poderá conferir o show da cantora e musicista Silvia Gomes, seguido da Banda Abahdá e da performance das baterias das escolas de samba. Para além disso, no dia será escolhida a Corte Momesca de 2020, com participação do público nos votos. 

O palco será montado no alteamento da Praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência. Todas as atrações têm classificação livre.

Neste ano, os organizadores pensaram em uma nova tecnologia para que os foliões possam entrar em contato com algumas das histórias do município, além de poder conferir os detalhes do carnaval 2020. Um mapa explicativo será projetado no Museu da Inconfidência, com dados da cidade e informações sobre as festas do carnaval.

Divulgação de artistas da região
O carnaval deste ano pretende aproveitar o espaço e a visibilidade das festas para divulgar artistas que pertencem ao cenário musical mineiro. Silvia Gomes nasceu em Itabirito e viveu parte de sua vida em Ouro Preto. Sua música apresenta uma fusão entre o erudito e o popular, de raízes mineiras até a música contemporânea brasileira.

A Banda Abahdá também tem raízes em Minas Gerais. Segundo a divulgação do grupo, o surgimento da banda se deu através do bloco abadabadú, que desfilou durante alguns anos pelas ruas dos carnavais de Mariana e de Ouro Preto, no final da década de 90. Em 2010, a banda assumiu o nome que tem hoje, e vem desde então tocando o melhor do Axé Music da região. O evento é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Pulsar Brasil, com patrocínio oficial da Skol, cerveja da marca Ambev.

Confira abaixo a programação completa

16:00 - E.S.Princesa Isabel
E.S.Inconfidencia Mineira
E. S. São Cristóvão
E.S Imperial de Ouro Preto
E.S.U. Padre Faria
E.S. Santa Cruz
Projeção
E.S. Cachoeira do Campo
Projeção mapeada
E.S.Morro De Santana
Projeção mapeada

19:20 – Rei Momo e Rainha de Bateria - E.S.Aliança da Piedade
Projeção mapeada

20:20 - Silvia Gomes
Projeção mapeada

22:00 – Banda Abahdá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.