terça-feira, 24 de março de 2020

DESORGANIZAÇÃO MARCA PRIMEIRO DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM LAVRAS

Em um momento em que o próprio prefeito baixou decretos impondo o isolamento da população, medidas adotadas pela sua Secretaria de Saúde geraram longos congestionamentos de veículos
Todo o trecho da avenida Comendador José Esteves ficou congestionado com filas enormes de veículos

Uma fila quilométrica de veículos  já se aglomerava pela manhã na avenida Comendador José Esteves e no entorno da Praça Dr. Jorge, ontem, segunda-feira, 23, em virtude do sistema de vacinação de idosos adotado pelo prefeito José Cherem (PSD), em Lavras, no Sul de Minas. A campanha de vacinação contra a gripe é nacional, mais é gerenciada pelos municípios por meio de suas respectivas secretarias municipais de saúde. 

Em Lavras, a Secretaria Municipal de Saúde, que desde o início do Governo Cherem é alvo de reclamações e insatisfação, adotou como método logístico a vacinação nos Postos de Saúde da Família (PSF's) e, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19), um esquema de vacinação "drive-thru" na Praça Dr. Jorge, onde os idosos podiam ser vacinados dentro dos próprios carros.

O sistema já gerou tumulto desde o início, com enormes congestionamentos de veículos nas vias públicas, chegando a ocupar quatro quarteirões no trajeto da avenida Comendador José Esteves, via de acesso à Praça Dr. Jorge. Na praça, servidores do setor de saúde faziam papel de agentes de trânsito, tentando organizar as filas de carros. Caos total.

A organização da campanha de vacinação em Lavras pela Prefeitura Municipal mostrou total falta de sintonia com as medidas de prevenção ao coronavírus impostas à população por decretos do próprio prefeito José Cherem. Também houve relatos de falta de seringas.

Já nos PSF's, filas também marcaram o primeiro dia de vacinação. Com a transferência de vacinas dos PSF's para atender a demanda na Praça Dr. Jorge, às vacinas esgotaram nos postos em apenas uma hora, segundo relatos.

Frustração
Já no início da tarde, acabou o estoque de vacinação em Lavras para os idosos e profissionais no "drive-thru". Muitos deles deixaram suas casas e ficaram horas na fila, mais saíram sem vacinar. Em nenhum momento a Secretaria de Saúde informou que o estoque era limitado. Quem não vacinou vai ter que esperar. A previsão é que somente a partir de sexta-feira haverá vacinas novamente no município.

Nenhum comentário: