quarta-feira, 10 de junho de 2020

COM ETE 1 INAUGURADA, POÇOS DE CALDAS TEM 100% DO ESGOTO TRATADO


Na última sexta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada a entrega oficial da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) 1 de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Desde o início, quando foi feito o licenciamento ambiental, foram 23 anos. 

A obra passou por vários prefeitos e diretores do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE) e talvez passaria também por nossa administração, se a prefeitura junto com o DMAE, não tivessem tomado a decisão de romper o contrato com a empresa responsável pela obra e realizar a conclusão pelos próprios funcionários da autarquia. 

A ETE-1 é uma obra essencial não só para a cidade de Poços de Caldas, mas para toda a região e o país. Poços é, hoje, a quinta cidade do Brasil, a alcançar a distinção de ter 100% de tratamento de água e 100% de tratamento de esgoto. A ETE 1 está em operação desde o dia 9 de abril, tratando em média 270 litros por segundo.

A ETE-1 proporciona diversas melhorias para o meio ambiente, como a reducão da carga orgânica lançada no Rio Lambari, melhorando a qualidade do rio com o aumento do teor de oxigênio dissolvido, permitindo o crescimento dos peixes, preservando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida e condições de higiene nas áreas próximas a estação.

A ETE 1
Localizada no bairro Córrego D´Antas, às margens do Rio Lambari, A ETE-1 ocupa um espaço de aproximadamente 100 mil quadrados de área total e 9.500 metros quadrados de obra construída, onde estão instalados quatro reatores com quatro células cada, a Central de Desidratação do Lodo e o Laboratório.

Orçada em aproximadamente R$ 15 milhões, entre obras e equipamentos, com financiamento da Caixa Econômica Federal e recursos do próprio DMAE, a Estação conta ainda com queimadores de gases para evitar que os odores alcancem a comunidade próxima, além da “cortina arbórea” através de mais de duas mil árvores plantadas no entorno, seguindo normas legais determinadas pela Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supram).

Nenhum comentário: