Na sessão desta terça-feira, 30, os vereadores discutiram e aprovaram o aumento da alíquota do Iprem, o Instituto de Previdência Municipal de Pouso Alegre. O Projeto de Lei (PL) nº 1095/2020 altera o valor da alíquota patronal e dos servidores públicos de Pouso Alegre para 14%.
O projeto foi discutido em única votação mediante aprovação de Requerimento Nº 86/2020. O Projeto de Lei 1095 altera também a responsabilidade pelos pagamentos dos benefícios temporários, que agora passa a ser do Ente pagador.
Além da justificativa do projeto, de autoria do Poder Executivo, os vereadores receberam ainda o Ofício do Iprem endossando o pedido de aprovação do Projeto. A direção do Iprem justificou o aumento da alíquota apresentando o déficit do instituto que, segundo a diretora presidente da instituição, Fátima Belani, é de R$578 milhões.
Segundo a presidente do instituto, o Iprem passa por uma grave situação financeira, resultado dentre outros fatores, de investimentos mal sucedidos feitos de 2011 a 2017. O instituto passou inclusive por uma intervenção após ter investimentos envolvidos em operações de investigação da Polícia Federal.
O Iprem alega que após 2029 não conseguiria mais arcar com as aposentadorias e pensões caso nada fosse feito atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário