Pular para o conteúdo principal

PESQUISA REALIZA ACOMPANHAMENTO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Os estudos apontam que 26,3% das crianças e 27,8% dos adolescentes do projeto Movica, em situação de vulnerabilidade, apresentaram anemia em função da deficiência de ferro na alimentação
Departamento de Nutrição, no campus da UFLA

Uma boa manutenção da saúde e um envelhecimento saudável estão intimamente relacionados com os hábitos alimentares e a carência ou excesso de nutrientes no organismo. Algumas doenças, sejam elas crônicas, hereditárias ou adquiridas, podem se manifestar ainda nos estágios iniciais da vida e, sendo assim, é essencial, durante a infância, a criação de bons hábitos, que se perpetuarão ao longo da vida.

Percebendo que esses são temas importantes para promoção e melhoria das condições de vida da população, um estudo desenvolvido pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Lavras, busca realizar, sob a coordenação das professoras Camila Maria de Melo e Maysa Helena Toloni, um diagnóstico sobre o estado nutricional e modos de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade da Escola Municipal José Serafim.

Um dos resultados obtidos nos estágios iniciais está relacionado com casos de carência nutricional, já que 26,3% das crianças e 27,8% dos adolescentes apresentaram anemia em função da deficiência de ferro na alimentação. A ausência desse nutriente pode ocasionar falta de apetite, cansaço, sonolência e comprometer a capacidade cognitiva e o desenvolvimento físico e intelectual. 

Outro ponto também observado na dieta desses grupos foi a ingestão de alimentos ultra processados, que são produzidos industrialmente, ricos em açúcares, corantes, gorduras. Buscando a prevenção e tratamento de quadros como os de anemia, uma das abordagens do grupo de pesquisadores é a orientação para que sejam incluídos alimentos fontes de vitaminas C, A e ferro na alimentação das crianças e adolescentes. 

Estudantes de graduação e pós-graduação atuam no projeto “Movica - Modos de vida de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: um estudo de segmento”, realizando avaliações nutricionais e ações direcionadas à educação alimentar. As atividades são realizadas no período do contraturno escolar, no “Instituto Sete Gerações”, associação sem fins lucrativos que promove ações voltadas para educação, assistência social, esportes, cultura, saúde. 

Durante o ano de 2019, as intervenções educativas com 44 crianças e adolescentes, com idade entre 6 a 14 anos, de ambos os sexos, ocorreram com frequência mensal. O diagnóstico nutricional é feito por meio da avaliação dos hábitos alimentares, coleta de amostra de sangue capilar (ponta do dedo), indicadores antropométricos (peso, estatura e índice de massa corporal) e avaliações de modos de vida, como hábitos relacionados à prática de atividades físicas, de saúde e de sono. 

As determinantes sociais e a insegurança alimentar também são elementos estruturais que constituem barreiras à promoção de hábitos saudáveis e acesso à alimentos, por exemplo, in natura, diversificados e ricos em nutrientes. 

De acordo com Milena Serenini, nutricionista e pós-graduanda da Universidade Federal de São Paulo, que também atua como supervisora no projeto Movica, “as crianças em vulnerabilidade social têm menos acesso a programas de saúde, bem como a alimentos em quantidade e qualidade adequados, e, infelizmente, a insegurança alimentar e nutricional é comum nessa população”. 

Iniciado no ano de 2019, realizado por segmento e ainda em fase de execução, o estudo mostra ser possível criar medidas educativas que acompanhem o modo de vida dos diferentes alunos e que, além disso, os hábitos de vida podem se configurar como fatores determinantes na condição de saúde, conforme aponta Camila: “uma alimentação de má qualidade, pobre em nutrientes essenciais e rica em alimentos ultra processados, além do sedentarismo e hábitos de sono ruins, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Essas doenças estão diretamente relacionadas ao excesso de peso e obesidade, que podem se manifestar ainda na infância”. 

Pensado inicialmente para se desenvolver em um período de 5 anos, a pesquisa pretende avaliar a qualidade do sono, nível de atividade física fora do espaço escolar e segurança alimentar, por meio de entrevistas.

Avaliar os modos de vida e o estado nutricional é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas que contribuam para melhoria das condições de saúde dessas crianças e adolescentes. 

“Conhecer os modos de vida desse público, bem como os indicadores de saúde dos grupos mais vulneráveis nos traz subsídio e incentivo aos gestores para a criação no município de equipamentos de segurança alimentar e nutricional que promovam o direito humano à alimentação adequada, como cozinhas comunitárias, banco de alimentos e reativação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional”, explica a professora Maysa. 

O envelhecimento saudável está relacionado não somente a uma boa alimentação em termos de quantidade e qualidade, como também ao bem-estar físico e psicológico, estando muito além do que apenas a ausência de doenças. Ações pontuais e de longo prazo, desenvolvidas ainda na infância, como essas realizadas pelo Movica contribuem para o desenvolvimento e criação de uma consciência mais crítica e refinada quanto à alimentação saudável e hábitos de vida.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho