Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE DE ANDRADA INICIA REFORMA DO SETOR ELÉTRICO NO BRASIL

Código Brasileiro de Energia Elétrica é marco histórico para a democratização da energia

O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) apresentou na semana passada, no dia 31, o relatório do Código Brasileiro de Energia Elétrica (CBEE), considerado por especialistas como a Reforma do Setor Elétrico Brasileiro, o seu marco legal. Ele fez uma apresentação prévia do texto-base durante reunião técnica virtual realizada pela Câmara dos Deputados. A reunião foi visualizada por quase duas mil pessoas e o relator deixou o texto aberto para sugestões de parlamentares, entidades e sociedade.

O Código apresentado por Lafayette tem por objetivo regular a geração, a transmissão, a distribuição, a comercialização, a atividade normativa infralegal e demais relações concernentes à energia elétrica no Brasil. O projeto, que dará novos rumos à energia elétrica no país, se baseia em princípios que garantem o acesso à energia de qualidade, com um preço acessível a todos.

“O Código vem ao encontro dos anseios da população brasileira e dos diversos setores de energia. Ele traz clareza às normas jurídicas, se norteia pela sustentabilidade e pela utilização de novas tecnologias, se pauta pela eficiência energética e tem por objetivo essencial diminuir o custo da energia elétrica no país”, esclareceu Lafayette de Andrada.

Uma novidade trazida pelo Código é a criação do Programa Social de Geração de Renda Mediante a Produção de Energia Renovável. Tal programa gera uma bolsa-energia para famílias carentes devidamente cadastradas no Bolsa-Família, como substituição mais vantajosa para o beneficiário, que poderá receber um valor maior de benefício. O programa também desonera a tarifa social, que é rateada por todos os consumidores. Dessa forma, os consumidores terão suas contas reduzidas, sem prejudicar os mais carentes.

O relator tem ouvido o setor energético há seis meses e disse que está aberto a sugestões para alterar o relatório. “Queremos as sugestões dos consumidores, das empresas envolvidas, dos parlamentares. Meu olhar, o tempo todo, foi com o foco em baratear a conta de luz. Temos uma das energias mais baratas do planeta e uma das contas mais caras do mundo. À medida que o código organiza o setor, ele propicia o barateamento da conta de luz, sobretudo com a diminuição dos encargos. Esse é o maior impacto que o consumidor terá”, avaliou Lafayette.

O documento contendo todo o relatório do CBEE do deputado Lafayette de Andrada pode ser consultado na página da Comissão Especial. Clique aqui para conferir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/