Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE DE ANDRADA INICIA REFORMA DO SETOR ELÉTRICO NO BRASIL

Código Brasileiro de Energia Elétrica é marco histórico para a democratização da energia

O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) apresentou na semana passada, no dia 31, o relatório do Código Brasileiro de Energia Elétrica (CBEE), considerado por especialistas como a Reforma do Setor Elétrico Brasileiro, o seu marco legal. Ele fez uma apresentação prévia do texto-base durante reunião técnica virtual realizada pela Câmara dos Deputados. A reunião foi visualizada por quase duas mil pessoas e o relator deixou o texto aberto para sugestões de parlamentares, entidades e sociedade.

O Código apresentado por Lafayette tem por objetivo regular a geração, a transmissão, a distribuição, a comercialização, a atividade normativa infralegal e demais relações concernentes à energia elétrica no Brasil. O projeto, que dará novos rumos à energia elétrica no país, se baseia em princípios que garantem o acesso à energia de qualidade, com um preço acessível a todos.

“O Código vem ao encontro dos anseios da população brasileira e dos diversos setores de energia. Ele traz clareza às normas jurídicas, se norteia pela sustentabilidade e pela utilização de novas tecnologias, se pauta pela eficiência energética e tem por objetivo essencial diminuir o custo da energia elétrica no país”, esclareceu Lafayette de Andrada.

Uma novidade trazida pelo Código é a criação do Programa Social de Geração de Renda Mediante a Produção de Energia Renovável. Tal programa gera uma bolsa-energia para famílias carentes devidamente cadastradas no Bolsa-Família, como substituição mais vantajosa para o beneficiário, que poderá receber um valor maior de benefício. O programa também desonera a tarifa social, que é rateada por todos os consumidores. Dessa forma, os consumidores terão suas contas reduzidas, sem prejudicar os mais carentes.

O relator tem ouvido o setor energético há seis meses e disse que está aberto a sugestões para alterar o relatório. “Queremos as sugestões dos consumidores, das empresas envolvidas, dos parlamentares. Meu olhar, o tempo todo, foi com o foco em baratear a conta de luz. Temos uma das energias mais baratas do planeta e uma das contas mais caras do mundo. À medida que o código organiza o setor, ele propicia o barateamento da conta de luz, sobretudo com a diminuição dos encargos. Esse é o maior impacto que o consumidor terá”, avaliou Lafayette.

O documento contendo todo o relatório do CBEE do deputado Lafayette de Andrada pode ser consultado na página da Comissão Especial. Clique aqui para conferir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...