Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE DE ANDRADA INICIA REFORMA DO SETOR ELÉTRICO NO BRASIL

Código Brasileiro de Energia Elétrica é marco histórico para a democratização da energia

O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) apresentou na semana passada, no dia 31, o relatório do Código Brasileiro de Energia Elétrica (CBEE), considerado por especialistas como a Reforma do Setor Elétrico Brasileiro, o seu marco legal. Ele fez uma apresentação prévia do texto-base durante reunião técnica virtual realizada pela Câmara dos Deputados. A reunião foi visualizada por quase duas mil pessoas e o relator deixou o texto aberto para sugestões de parlamentares, entidades e sociedade.

O Código apresentado por Lafayette tem por objetivo regular a geração, a transmissão, a distribuição, a comercialização, a atividade normativa infralegal e demais relações concernentes à energia elétrica no Brasil. O projeto, que dará novos rumos à energia elétrica no país, se baseia em princípios que garantem o acesso à energia de qualidade, com um preço acessível a todos.

“O Código vem ao encontro dos anseios da população brasileira e dos diversos setores de energia. Ele traz clareza às normas jurídicas, se norteia pela sustentabilidade e pela utilização de novas tecnologias, se pauta pela eficiência energética e tem por objetivo essencial diminuir o custo da energia elétrica no país”, esclareceu Lafayette de Andrada.

Uma novidade trazida pelo Código é a criação do Programa Social de Geração de Renda Mediante a Produção de Energia Renovável. Tal programa gera uma bolsa-energia para famílias carentes devidamente cadastradas no Bolsa-Família, como substituição mais vantajosa para o beneficiário, que poderá receber um valor maior de benefício. O programa também desonera a tarifa social, que é rateada por todos os consumidores. Dessa forma, os consumidores terão suas contas reduzidas, sem prejudicar os mais carentes.

O relator tem ouvido o setor energético há seis meses e disse que está aberto a sugestões para alterar o relatório. “Queremos as sugestões dos consumidores, das empresas envolvidas, dos parlamentares. Meu olhar, o tempo todo, foi com o foco em baratear a conta de luz. Temos uma das energias mais baratas do planeta e uma das contas mais caras do mundo. À medida que o código organiza o setor, ele propicia o barateamento da conta de luz, sobretudo com a diminuição dos encargos. Esse é o maior impacto que o consumidor terá”, avaliou Lafayette.

O documento contendo todo o relatório do CBEE do deputado Lafayette de Andrada pode ser consultado na página da Comissão Especial. Clique aqui para conferir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.