Pular para o conteúdo principal

EM DECISÃO UNÂNIME, TRE-MG ABSOLVE EX-VEREADOR LILA

Corte Eleitoral julgou procedente a revisão criminal do ex-vereador

Plenário do TRE-MG acompanhou o voto da relatora por unanimidade

O ex-vereador Elias Freire Filho, o Lila, do MDB, viveu um revés político nas eleições municipais de 2020, quando buscou sua reeleição para a cadeira do Legislativo de Lavras, no Sul de Minas. Em outubro do ano passado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) da 160º Zona Eleitoral de Lavras, no Sul de Minas, na pessoa do promotor de justiça Aécio Rabelo, emitiu contrário ao registro de candidatura de Lila. 

O promotor concluiu que "demonstrada a inelegibilidade do impugnado, o Ministério Público Eleitoral, por seu órgão de execução na 160a Zona Eleitoral, requer seja julgada procedente a impugnação para indeferir-se o pedido de registro de candidatura do impugnado Elias Freire Filho."

O motivo é que nas certidões criminais do vereador consta que ele já foi condenado pela prática de crime, com base no artigo 350 do Código Eleitoral. Está condenação criminal gera impedimento à candidatura, qual seja, a inelegibilidade prevista no art. 1º, I, alínea "e", da LC n. 64/90, com redação dada pela LC n. 135/2010, que já se impõe desde a condenação por órgão judicial colegiado, portanto, antes do trânsito em julgado. E esse impedimento, como igualmente resulta da liberal disposição legal, perdura até o transcurso de 8 anos após o cumprimento da pena.

No dia 20 de outubro de 2020, a então juíza da 160ª Zona Eleitoral de Lavras, Zilda Maria Youssef Murad Venturelli j, em seu despacho, decidiu acolher "a preliminar suscitada e suspendo a inelegibilidade de Elias Freire Filho até o julgamento da Revisão Criminal pelo TRE-MG. Em consequência, julgo improcedente a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral e Rafael Rodrigues Pedemonte e defiro o registro de candidatura de Elias Freire Filho ao cargo de vereador, pelo MDB de Lavras/MG." 

Sendo assim, a decisão da então juíza eleitoral teve efeito suspensivo, cabendo ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidir sobre o futuro político de Lila. O pedido de impugnação da candidatura de Elias Freire Filho ganhou enorme repercussão no município de Lavras e o vereador não obteve a reeleição nas urnas. 

Na sessão do dia 12 de abril deste ano, o Plenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TRE-MG), presidido pelo desembargador Alexandre Vitor de Carvalho, não conheceu dos embargos por perda superveniente do interesse recursal, à unanimidade, e julgou procedente a revisão criminal, à unanimidade, nos termos do voto da relatora juíza Patrícia Henriques. 

Em seu voto, a relatora do processo, juíza Patrícia Henriques destacou que "por todo o exposto, ante a configuração de erro judiciário na aplicação do Direito, com base no art. 521, I (primeira parte), do CPP, julgo procedente a revisão criminal para rescindir a sentença condenatória e absolver Elias Freire Filho pelo crime previsto no art. 350 do Código Eleitoral nos autos da Ação Penal 1234-94.2016.6.13.0160, nos termos do art. 386, III (não constituir o fato infração penal), do CPP."

Sendo assim, os membros da Corte Eleitoral "não conheceram dos embargos por perda superveniente do interesse recursal, à unanimidade, nos termos do voto da relatora. Após a relatora, o juiz Rezende e Santos, o desembargador Marcos Lincoln, os juízes Bruno Teixeira Lino e Vaz Bueno julgarem procedente a revisão criminal, pediu vista o juiz Itelmar Raydan Evangelista."

Retomado o julgamento na sessão de 19 de abril, o juiz federal Itelmar Raydan Evangelista, que pediu vistas, votou por acompanhar a relatora e inocentar o ex-vereador Elias Freire Filho, o Lila.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho