sexta-feira, 5 de novembro de 2021

IEPHA E APPA LANÇAM VISITAÇÃO VIRTUAL AO PALÁCIO DA LIBERDADE

Foram usadas referências históricas do uso da Praça da Liberdade e do seu entorno para a produção do material

Como parte das atividades de reabertura do Palácio da Liberdade, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em parceria com a APPA – Arte e Cultura, disponibiliza ao público vídeo sobre o Palácio da Liberdade, esse importante patrimônio cultural de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais, e que integra do Circuito Liberdade.

O vídeo é um convite a um tour virtual pelo espaço, a partir da perspectiva histórica da construção da cidade de Belo Horizonte e da região da Praça da Liberdade.

O conteúdo está disponível no YouTube do Iepha-MG e da APPA. É um documento multimídia, de livre acesso e, a partir desse momento, integra o programa receptivo e educativo do Palácio da Liberdade. Ele pode, também, tornar-se um instrumento pedagógico para os professores, para abordar temas como a construção da capital, arquitetura e urbanismo e a história da república em Minas Gerais.

A última parte do vídeo é dedicada a um tour virtual pelo Palácio da Liberdade, seguindo a mesma rota da visitação presencial. A produção democratiza o acesso ao Palácio da Liberdade, “fazendo com que mais pessoas se sintam pertencentes ao nosso patrimônio histórico e possam vir a visitar presencialmente”, como explica Luis Molinari Mundim, diretor de Promoção do Iepha/MG. Complementa ainda, dizendo que “contar a história do Palácio da Liberdade por meio de um vídeo é muito importante, pois possibilita o acesso a informações desse bem cultural a um número bem maior de pessoas, que por ventura não podem realizar a visita presencialmente. Também irá funcionar como um material para ações de educação, possibilitando seu uso por educadores e professores dentro e fora da sala de aula”, complementa Mundim.

O Palácio da Liberdade reabriu suas portas para visitações em outubro deste ano, e já movimenta o turismo na capital mineira. No primeiro mês, foram disponibilizados 720 ingressos para o passeio no Palácio da Liberdade e seus jardins. A visita é gratuita e pode ser realizada aos sábados e domingos, com horários às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h, com entrada de grupos limitados. para a visitação é necessária a retirada de ingressos, disponibilizados sempre às quintas e sextas-feiras, pelo sympla.com.br/appa.

Serviço
Lançamento do vídeo sobre o Palácio da Liberdade
Quando: Novembro 2021
Onde: Youtube do Iepha-MG

Nenhum comentário: