Pular para o conteúdo principal

CAOS DAS ESTRADAS RURAIS PODE TER FIM


"Todos os anos acompanhamos o sofrimento dos moradores das zonas rurais, quer no período de chuva, quer no período de longa seca. Na seca a poeira, as costelas e os buracos são inimigos diários dos produtores rurais. No período chuvoso, os atoleiros e pontos escorregadios são armadilhas cruéis", relata o vereador da Câmara Municipal de Lavras, Coronel Claret.

Há 5 anos no Legislativo, o vereador Coronel Claret acompanha ano após ano o esforço do Executivo Municipal na recuperação destes pontos, quase sempre de pouca duração.

"Na busca por métodos mais eficazes, descobrimos uma empresa que realiza com êxito a chamada impermeabilização e enrijecimento de solos", destaca o parlamentar.

"Assim, solicitamos ao executivo uma reunião com responsável da empresa Dutra Solo Forte, que é a única empresa do país a prestar este tipo de serviço", complementa o vereador. 

No último dia 4, na Secretaria de Assuntos Rurais, na companhia do secretário municipal Cassimiro Silva, houve uma reunião com o proprietário da empresa que explicou a forma de aplicação da impermeabilização.

De acordo com o proprietário da empresa Dutra Solo Forte, o enrijecimento do solo é realizado com tecnologia 100% sustentável. A tecnologia de impermeabilização melhora as propriedades geotécnicas do solo, aumentando a capacidade de suporte e reduzindo sua expansão e sucção.

Após a aplicação, a água de chuva passa escorrer pela via, como se fosse asfaltado e no período de seca não é produzido poeira, por que há uma camada enrijecida de 40 centímetros.

"Buscamos saber o valor do km de uma obra dessa natureza e verificamos que ela é 5 vez mais barata que o asfaltamento. O secretário Cassimiro ficou impressionado com a nova técnica e se comprometeu a contratar o serviço a título de experiência", afirma o vereador Coronel Claret.

"Lutaremos para que a médio prazo tenhamos a tecnologia aplicada em todos pontos críticos de nossas comunidades rurais", conclui o parlamentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/