quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

CAOS DAS ESTRADAS RURAIS PODE TER FIM


"Todos os anos acompanhamos o sofrimento dos moradores das zonas rurais, quer no período de chuva, quer no período de longa seca. Na seca a poeira, as costelas e os buracos são inimigos diários dos produtores rurais. No período chuvoso, os atoleiros e pontos escorregadios são armadilhas cruéis", relata o vereador da Câmara Municipal de Lavras, Coronel Claret.

Há 5 anos no Legislativo, o vereador Coronel Claret acompanha ano após ano o esforço do Executivo Municipal na recuperação destes pontos, quase sempre de pouca duração.

"Na busca por métodos mais eficazes, descobrimos uma empresa que realiza com êxito a chamada impermeabilização e enrijecimento de solos", destaca o parlamentar.

"Assim, solicitamos ao executivo uma reunião com responsável da empresa Dutra Solo Forte, que é a única empresa do país a prestar este tipo de serviço", complementa o vereador. 

No último dia 4, na Secretaria de Assuntos Rurais, na companhia do secretário municipal Cassimiro Silva, houve uma reunião com o proprietário da empresa que explicou a forma de aplicação da impermeabilização.

De acordo com o proprietário da empresa Dutra Solo Forte, o enrijecimento do solo é realizado com tecnologia 100% sustentável. A tecnologia de impermeabilização melhora as propriedades geotécnicas do solo, aumentando a capacidade de suporte e reduzindo sua expansão e sucção.

Após a aplicação, a água de chuva passa escorrer pela via, como se fosse asfaltado e no período de seca não é produzido poeira, por que há uma camada enrijecida de 40 centímetros.

"Buscamos saber o valor do km de uma obra dessa natureza e verificamos que ela é 5 vez mais barata que o asfaltamento. O secretário Cassimiro ficou impressionado com a nova técnica e se comprometeu a contratar o serviço a título de experiência", afirma o vereador Coronel Claret.

"Lutaremos para que a médio prazo tenhamos a tecnologia aplicada em todos pontos críticos de nossas comunidades rurais", conclui o parlamentar.

Nenhum comentário: