sexta-feira, 4 de março de 2022

CAI NÚMERO DE NOVOS CASOS DE COVID-19 EM TODAS AS REGIONAIS DE SAÚDE NO SUL DE MINAS


A 63ª edição do boletim IndCovid da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) aponta a tendência de queda de casos e internações em Minas Gerais, porém de estabilidade de mortes. A média móvel de casos ficou em 12.932 e na semana anterior era 13.465. Diferente de outras regiões, a Oeste apresenta estabilidade casos. No caso das internações, as regiões Norte e Sudeste apresentaram crescimento. O Triângulo Sul e o Vale do Aço mostraram estabilidade de internações. O Sul de Minas segue com tendência de queda com a média móvel de 1.767 enquanto a anterior chegou a 2.236. Entre os 10 municípios de maior população, a cidade de Alfenas apresentou crescimento de casos.

Panorama Geral = pelo critério da média móvel, Minas Gerais apresenta tendência de queda em novos casos e internações, e estabilidade em novos óbitos. Se observada a taxa de incidência diária semanal no estado (nº de novos casos por dia por 100.000 habitantes) o ritmo do contágio vem caindo também. Apenas a região Norte apresentou crescimento para o indicador. A menor taxa de incidência foi a da região Vale do Aço (16,8) e a maior a da região Norte (215,5). O indicador para o estado caiu de 64,5 para 62,4 na última semana epidemiológica. Com exceção da região Norte, todas as outras 13 regiões do estado apresentaram a taxa de incidência com valores abaixo de 100 novos casos por dia por 100.00 habitantes.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (critério da média móvel de 7 dias – mm7d – em 28/02) = em novos casos, há tendência de queda no estado. Com exceção da região Oeste com estabilidade, todas as regiões do estado apresentam queda. O valor da média móvel de 7 dias (mm7d) para o estado ficou em 12.932 (anterior = 13.465). Em novas internações, Minas Gerais também apresenta tendência de queda. As regiões Norte e Sudeste apresentaram crescimento; a Triângulo Sul e Vale do Aço estabilidade e as demais queda (Centro, Centro Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sul e Triângulo Norte). A mm7d foi de 230 (anterior = 274). Em novos óbitos, o estado apresentou estabilidade com uma mm7d de 76 (anterior = 87); tendência de crescimento nas regiões Centro Sul, Leste, Leste Sul, Nordeste, Noroeste e Norte; estabilidade na Centro, Oeste, Sudeste, Triângulo Sul e Vale do aço; e queda nas demais (Jequitinhonha, Sul e Triângulo Norte).

Situação epidêmica no Sul de Minas (critério da média móvel de 7 dias – mm7d – em 28/02) = em novos casos, todas as regionais de saúde apresentaram queda, a mm7d para o Sul de MG ficou em 1.767 (anterior = 2.236). Em novas internações, com queda as regionais de Alfenas e Varginha e estabilidade na Passos e Pouso Alegre apresentaram estabilidade; levando à situação de tendência de queda na região Sul, com mm7d de 32 (anterior =36). Em novos óbitos, o Sul de Minas apresentou tendência de queda, com mm7d de 10 (anterior = 14). Todas as regionais com queda

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (critério da média móvel de 7 dias – mm7d – em 28/02) = em novos casos, apenas o município de Alfenas apresentou crescimento; Poços de Caldas com estabilidade e todos os demais iniciaram a semana com queda. Em novas internações, tendência de crescimento apenas em Três Corações; Poços de Caldas com estabilidade e os demais em queda. Em tendência de novos óbitos, Pouso Alegre apresentou estabilidade e os demais municípios diminuíram.

Acesse o Boletim na na íntegra.

Nenhum comentário: