terça-feira, 8 de março de 2022

PESQUISA DE EX-ALUNA DO IFSULDEMINAS PODE LEVAR À DESCOBERTA DE ANTICONCEPTIVO MASCULINO

Tamiris Rocha Fanti Raimundo no Laboratório de Farmacologia da Reprodução e Andrologia, da UNESP

Uma pesquisa desenvolvida pela ex-aluna do curso de Licenciatura em Biologia do Instiuto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes, Tamiris Rocha Fanti Raimundo, está ganhando repercussão nacional. O estudo desenvolvido pela pesquisadora investiga a fertilidade masculina, particularmente a capacidade do espermatozoide “nadar” até o óvulo. O resultado poderá ser a produção de contraceptivos masculino.

A pesquisa já foi publicada em revistas científicas como a Galileu, Veja e Agência Fapesp.

Recentemente, Tamiris concluiu o mestrado no Programa de Farmacologia e Biotecnologia no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Botucatu, no interior de São Paulo, na qual desenvolveu uma pesquisa no Laboratório de Farmacologia da Reprodução e Andrologia, sob a orientação do professor e doutor Erick José Ramo da Silva. A pesquisa também contou com a participação dos pesquisadores Alan Andrew dos Santos Silva, Noemia Aparecida Partelli Mariani e Alexandre Dorth de Andrade.

"Nossa pesquisa é na vertente da contracepção masculina, cujo foco principal é a proteína EPPIN, sigla em inglês para proteína inibidora de protease epididimária. Esta proteína está localizada na superfície dos espermatozoides humanos e de camundongos. Sua função principal é modular a motilidade dos espermatozoides, ou seja, sua capacidade de nadar até o óvulo. Neste estudo buscamos investigar os mecanismos pelas quais a EPPIN atua modulando a função espermática, bem como seus impactos na capacitação e no potencial fértil de espermatozoides de camundongos", destaca ela. 

Falando sobre os resultados que a pesquisa já, ela destaca que "usando anticorpos anti-EPPIN como ferramentas farmacológicas, nosso estudo mostrou que a EPPIN desempenha um papel importante na modulação da motilidade dos espermatozoides de camundongos. Os efeitos negativos dos anticorpos anti-EPPIN nos parâmetros de motilidade foram associados a uma deficiência na capacidade de fertilização do espermatozoide, demonstrando ainda que o bloqueio da EPPIN na superfície espermática diminui a fertilidade masculina. Dessa forma, fornecemos novas evidências de que a EPPIN pode estar envolvida em outros eventos espermáticos além do controle da motilidade. Em conjunto, essas observações contribuem para expandir os mecanismos potenciais pelos quais a EPPIN pode ser explorada como um alvo farmacológico de contracepção masculina não hormonal."

"Nossa pesquisa se faz importante porque apesar da vasta disponibilidade de métodos de contracepção feminina disponíveis hoje no mercado, a taxa de gestação não-planejada ainda ocorre em cerca de 40% das gestações, dentre as quais metade é interrompida por abortos induzidos. O acesso a métodos contraceptivos é crucial dentro de escopo de ações que visam melhorar o planejamento familiar e reduzir a taxa de gestações não planejadas, gerando efeitos positivos na saúde da família. Nesse contexto, a entrada de novos métodos de contracepção, em especial os masculinos, contribuirá positivamente para a melhoria do planejamento dos casais", conclui ela sobre a importância social da pesquisa.

Nenhum comentário: