Pular para o conteúdo principal

AMBIENTALISTA VAI PERCORRER DE CAIAQUE TRECHO DE 300 KM DO RIO VERDE NO SUL DE MINAS

Trecho do Rio Verde perfazendo a mancha urbana de Três Corações

O Rio Verde é um dos mais importantes cursos d' água do estado de Minas Gerais. Nascendo na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os municípios de Itanhandu e Passa Quatro, e desaguando no lago de Furnas, no limite entre os municípios de Três Pontas e Elói Mendes, a bacia hidrográfica do Rio Verde banha um total de 31 municípios do sul de Minas.

Na busca por preservar, reconhecer a importância e defender o Rio Verde, desde 2017 o ativista ambiental e ambientalista Ronipeterson Landim Costa, realiza a Expedição Ambiental do Rio Verde, que consiste em uma descida de caiaque por toda a extensão do Rio, em um trajeto de mais de 300 km.

Nesta expedição, o ambientalista busca observar e registrar as mudanças do Rio, os crimes ambientais praticados em trechos do Rio, a existência de descarte de lixo e esgoto, até construções ilegais às margens do Rio, que afetam a qualidade das águas e a própria preservação do Rio Verde, impactando diretamente nos municípios banhados por ele.

Ao final da expedição, Ronipeterson produz um relatório buscando gerar conhecimento acerca das situações identificadas no Rio Verde, que podem ameaçar a sua existência. Este ano, o ambientalista vai promover a sua 6ª Expedição, e desta vez ele vai contar com o apoio do Grupo Unis.

“O Rio Verde faz parte da existência da nossa região, e no Grupo Unis nós acreditamos na defesa deste Rio como uma forma de preservar a nossa história e possibilitar um desenvolvimento cada vez mais sustentável para o sul de Minas.”, comentou o reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, professor Stefano Barra Gazzola.

Além de acompanhar a Expedição ao longo do seu trajeto, o Grupo Unis vai ampliar a produção de conhecimento e pesquisa desta ação, elaborando um relatório que vai analisar as relações e impactos do Rio Verde no sul de Minas em áreas diversas, como: Economia, Agronomia, Biologia e Direito.

“Estou me preparando para a VI Expedição Ambiental do Rio Verde e esse ano será uma edição com a qual eu estou muito feliz, porque vou contar com a parceria e o apoio do Grupo Unis, através da qual vamos poder enriquecer ainda mais o relatório que já vem sendo feito, agora com os pesquisadores do Unis. Com essa parceria vamos conseguir entregar um relatório final rico em detalhes para que possamos observar tudo o que está acontecendo com esse rio tão importante para o sul de Minas, e buscar ações efetivas para salvar este bem maior, essa riqueza que nós temos no sul de Minas que é o Rio Verde”, afirmou Ronipeterson.

A VI Expedição Ambiental do Rio Verde acontece entre os dias 20 de maio e 06 de junho, em um trajeto que passa pelos municípios de: Passa Quatro, Itanhandu, São Sebastião do Rio Verde, São Lourenço, Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde, Três Corações, Varginha e Elói Mendes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/