Pular para o conteúdo principal

AMBIENTALISTA VAI PERCORRER DE CAIAQUE TRECHO DE 300 KM DO RIO VERDE NO SUL DE MINAS

Trecho do Rio Verde perfazendo a mancha urbana de Três Corações

O Rio Verde é um dos mais importantes cursos d' água do estado de Minas Gerais. Nascendo na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os municípios de Itanhandu e Passa Quatro, e desaguando no lago de Furnas, no limite entre os municípios de Três Pontas e Elói Mendes, a bacia hidrográfica do Rio Verde banha um total de 31 municípios do sul de Minas.

Na busca por preservar, reconhecer a importância e defender o Rio Verde, desde 2017 o ativista ambiental e ambientalista Ronipeterson Landim Costa, realiza a Expedição Ambiental do Rio Verde, que consiste em uma descida de caiaque por toda a extensão do Rio, em um trajeto de mais de 300 km.

Nesta expedição, o ambientalista busca observar e registrar as mudanças do Rio, os crimes ambientais praticados em trechos do Rio, a existência de descarte de lixo e esgoto, até construções ilegais às margens do Rio, que afetam a qualidade das águas e a própria preservação do Rio Verde, impactando diretamente nos municípios banhados por ele.

Ao final da expedição, Ronipeterson produz um relatório buscando gerar conhecimento acerca das situações identificadas no Rio Verde, que podem ameaçar a sua existência. Este ano, o ambientalista vai promover a sua 6ª Expedição, e desta vez ele vai contar com o apoio do Grupo Unis.

“O Rio Verde faz parte da existência da nossa região, e no Grupo Unis nós acreditamos na defesa deste Rio como uma forma de preservar a nossa história e possibilitar um desenvolvimento cada vez mais sustentável para o sul de Minas.”, comentou o reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, professor Stefano Barra Gazzola.

Além de acompanhar a Expedição ao longo do seu trajeto, o Grupo Unis vai ampliar a produção de conhecimento e pesquisa desta ação, elaborando um relatório que vai analisar as relações e impactos do Rio Verde no sul de Minas em áreas diversas, como: Economia, Agronomia, Biologia e Direito.

“Estou me preparando para a VI Expedição Ambiental do Rio Verde e esse ano será uma edição com a qual eu estou muito feliz, porque vou contar com a parceria e o apoio do Grupo Unis, através da qual vamos poder enriquecer ainda mais o relatório que já vem sendo feito, agora com os pesquisadores do Unis. Com essa parceria vamos conseguir entregar um relatório final rico em detalhes para que possamos observar tudo o que está acontecendo com esse rio tão importante para o sul de Minas, e buscar ações efetivas para salvar este bem maior, essa riqueza que nós temos no sul de Minas que é o Rio Verde”, afirmou Ronipeterson.

A VI Expedição Ambiental do Rio Verde acontece entre os dias 20 de maio e 06 de junho, em um trajeto que passa pelos municípios de: Passa Quatro, Itanhandu, São Sebastião do Rio Verde, São Lourenço, Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde, Três Corações, Varginha e Elói Mendes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.