sexta-feira, 1 de julho de 2022

PESQUISADORES DO UNIS PRODUZEM ESTUDO AMPLO SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL DO RIO VERDE


O Grupo Unis está apoiando a VI Expedição Ambiental do Rio Verde, organizada pelo ativista ambiental e ambientalista Ronipeterson Landim Costa, que busca observar e registrar anualmente as mudanças do Rio Verde.

Em meio às atividades da expedição, o Departamento de Pesquisa do Grupo Unis está produzindo um relatório que busca gerar conhecimento científico acerca das situações identificadas no Rio Verde, que podem ameaçar a sua existência e impactar diretamente nos municípios banhados por ele.

“O Rio Verde faz parte da existência da nossa região, e no Grupo Unis nós acreditamos na defesa deste Rio como uma forma de preservar a nossa história e possibilitar um desenvolvimento cada vez mais sustentável para o sul de Minas.”, comentou o reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, professor Stefano Barra Gazzola.

Em um trabalho que envolve pesquisadores de diferentes áreas como Economia, Direito, Biomedicina e Agronomia, o estudo vai refletir como os crimes ambientais praticados em trechos do Rio, a existência de descarte de lixo e esgoto, até construções ilegais às margens do Rio, afetam a qualidade das águas e a própria preservação do Rio Verde, além de transferir diversos impactos para os habitantes dos 31 municípios do Sul de Minas banhados pelo Rio Verde, em diferentes áreas. Soma-se a isso a compreensão da realidade econômica de alguns desses municípios e sua influência na qualidade ambiental do rio.

O Rio Verde é um dos mais importantes cursos d’ água do estado de Minas Gerais. Na busca por preservar, reconhecer a importância e defender este Rio, desde 2017 Ronipeterson realiza a Expedição Ambiental do Rio Verde, que neste ano conta com o apoio do Grupo Unis. “Com essa parceria vamos conseguir entregar um relatório final rico em detalhes para que possamos observar tudo o que está acontecendo com esse rio tão importante para o sul de Minas, e buscar ações efetivas para salvar este bem maior, essa riqueza que nós temos no sul de Minas que é o Rio Verde.”, afirmou Ronipeterson.

Durante o mês de julho, em um trabalho colaborativo que envolve pesquisadores, professores e alunos do Grupo Unis, o Departamento de Pesquisa vai promover a coleta de materiais da água e do solo em diferentes pontos da extensão do Rio Verde, que passarão por análises físico-químicas e microbiológicas nos laboratórios da instituição.

Além de envolver as áreas da Biomedicina e Agronomia nas análises das condições ambientais do Rio Verde, a pesquisa do Grupo Unis vai levantar indicadores econômicos e demográficos das cidades banhadas pelo Rio, identificando como a má preservação deste curso d’água pode acarretar em grandes impactos para a região. O relatório vai trazer também um contexto jurídico para essas análises, com reflexões da área do Direito sobre a atual situação do Rio Verde observada pelos pesquisadores.

“Ao alinharmos as questões físico-químicas e microbiológicas com a análise econômica e legal contribuímos para um estudo interdisciplinar sobre o Rio Verde. Queremos identificar, por exemplo, se os indicadores econômicos dos municípios onde ocorrerão as coletas de materiais possuem alguma correlação com a situação do Rio Verde, promovendo assim um entendimento mais amplo desses impactos ambientais.”, concluiu o professor Pedro dos Santos Portugal Junior, coordenador do Departamento de Pesquisa do Unis.

Nenhum comentário: