Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DO UNIS PRODUZEM ESTUDO AMPLO SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL DO RIO VERDE


O Grupo Unis está apoiando a VI Expedição Ambiental do Rio Verde, organizada pelo ativista ambiental e ambientalista Ronipeterson Landim Costa, que busca observar e registrar anualmente as mudanças do Rio Verde.

Em meio às atividades da expedição, o Departamento de Pesquisa do Grupo Unis está produzindo um relatório que busca gerar conhecimento científico acerca das situações identificadas no Rio Verde, que podem ameaçar a sua existência e impactar diretamente nos municípios banhados por ele.

“O Rio Verde faz parte da existência da nossa região, e no Grupo Unis nós acreditamos na defesa deste Rio como uma forma de preservar a nossa história e possibilitar um desenvolvimento cada vez mais sustentável para o sul de Minas.”, comentou o reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, professor Stefano Barra Gazzola.

Em um trabalho que envolve pesquisadores de diferentes áreas como Economia, Direito, Biomedicina e Agronomia, o estudo vai refletir como os crimes ambientais praticados em trechos do Rio, a existência de descarte de lixo e esgoto, até construções ilegais às margens do Rio, afetam a qualidade das águas e a própria preservação do Rio Verde, além de transferir diversos impactos para os habitantes dos 31 municípios do Sul de Minas banhados pelo Rio Verde, em diferentes áreas. Soma-se a isso a compreensão da realidade econômica de alguns desses municípios e sua influência na qualidade ambiental do rio.

O Rio Verde é um dos mais importantes cursos d’ água do estado de Minas Gerais. Na busca por preservar, reconhecer a importância e defender este Rio, desde 2017 Ronipeterson realiza a Expedição Ambiental do Rio Verde, que neste ano conta com o apoio do Grupo Unis. “Com essa parceria vamos conseguir entregar um relatório final rico em detalhes para que possamos observar tudo o que está acontecendo com esse rio tão importante para o sul de Minas, e buscar ações efetivas para salvar este bem maior, essa riqueza que nós temos no sul de Minas que é o Rio Verde.”, afirmou Ronipeterson.

Durante o mês de julho, em um trabalho colaborativo que envolve pesquisadores, professores e alunos do Grupo Unis, o Departamento de Pesquisa vai promover a coleta de materiais da água e do solo em diferentes pontos da extensão do Rio Verde, que passarão por análises físico-químicas e microbiológicas nos laboratórios da instituição.

Além de envolver as áreas da Biomedicina e Agronomia nas análises das condições ambientais do Rio Verde, a pesquisa do Grupo Unis vai levantar indicadores econômicos e demográficos das cidades banhadas pelo Rio, identificando como a má preservação deste curso d’água pode acarretar em grandes impactos para a região. O relatório vai trazer também um contexto jurídico para essas análises, com reflexões da área do Direito sobre a atual situação do Rio Verde observada pelos pesquisadores.

“Ao alinharmos as questões físico-químicas e microbiológicas com a análise econômica e legal contribuímos para um estudo interdisciplinar sobre o Rio Verde. Queremos identificar, por exemplo, se os indicadores econômicos dos municípios onde ocorrerão as coletas de materiais possuem alguma correlação com a situação do Rio Verde, promovendo assim um entendimento mais amplo desses impactos ambientais.”, concluiu o professor Pedro dos Santos Portugal Junior, coordenador do Departamento de Pesquisa do Unis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...