Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DO UNIS PRODUZEM ESTUDO AMPLO SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL DO RIO VERDE


O Grupo Unis está apoiando a VI Expedição Ambiental do Rio Verde, organizada pelo ativista ambiental e ambientalista Ronipeterson Landim Costa, que busca observar e registrar anualmente as mudanças do Rio Verde.

Em meio às atividades da expedição, o Departamento de Pesquisa do Grupo Unis está produzindo um relatório que busca gerar conhecimento científico acerca das situações identificadas no Rio Verde, que podem ameaçar a sua existência e impactar diretamente nos municípios banhados por ele.

“O Rio Verde faz parte da existência da nossa região, e no Grupo Unis nós acreditamos na defesa deste Rio como uma forma de preservar a nossa história e possibilitar um desenvolvimento cada vez mais sustentável para o sul de Minas.”, comentou o reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, professor Stefano Barra Gazzola.

Em um trabalho que envolve pesquisadores de diferentes áreas como Economia, Direito, Biomedicina e Agronomia, o estudo vai refletir como os crimes ambientais praticados em trechos do Rio, a existência de descarte de lixo e esgoto, até construções ilegais às margens do Rio, afetam a qualidade das águas e a própria preservação do Rio Verde, além de transferir diversos impactos para os habitantes dos 31 municípios do Sul de Minas banhados pelo Rio Verde, em diferentes áreas. Soma-se a isso a compreensão da realidade econômica de alguns desses municípios e sua influência na qualidade ambiental do rio.

O Rio Verde é um dos mais importantes cursos d’ água do estado de Minas Gerais. Na busca por preservar, reconhecer a importância e defender este Rio, desde 2017 Ronipeterson realiza a Expedição Ambiental do Rio Verde, que neste ano conta com o apoio do Grupo Unis. “Com essa parceria vamos conseguir entregar um relatório final rico em detalhes para que possamos observar tudo o que está acontecendo com esse rio tão importante para o sul de Minas, e buscar ações efetivas para salvar este bem maior, essa riqueza que nós temos no sul de Minas que é o Rio Verde.”, afirmou Ronipeterson.

Durante o mês de julho, em um trabalho colaborativo que envolve pesquisadores, professores e alunos do Grupo Unis, o Departamento de Pesquisa vai promover a coleta de materiais da água e do solo em diferentes pontos da extensão do Rio Verde, que passarão por análises físico-químicas e microbiológicas nos laboratórios da instituição.

Além de envolver as áreas da Biomedicina e Agronomia nas análises das condições ambientais do Rio Verde, a pesquisa do Grupo Unis vai levantar indicadores econômicos e demográficos das cidades banhadas pelo Rio, identificando como a má preservação deste curso d’água pode acarretar em grandes impactos para a região. O relatório vai trazer também um contexto jurídico para essas análises, com reflexões da área do Direito sobre a atual situação do Rio Verde observada pelos pesquisadores.

“Ao alinharmos as questões físico-químicas e microbiológicas com a análise econômica e legal contribuímos para um estudo interdisciplinar sobre o Rio Verde. Queremos identificar, por exemplo, se os indicadores econômicos dos municípios onde ocorrerão as coletas de materiais possuem alguma correlação com a situação do Rio Verde, promovendo assim um entendimento mais amplo desses impactos ambientais.”, concluiu o professor Pedro dos Santos Portugal Junior, coordenador do Departamento de Pesquisa do Unis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...