Pular para o conteúdo principal

CORO CÊNICO E CORAL MUNICIPAL DE EXTREMA SE APRESENTAM EM FOZ DO IGUAÇU

Os grupos pertencentes ao Projeto Música Para Todos tiveram três apresentações especiais, levando muito entretenimento e cultura ao público entre as fronteiras do país

Nos dias 14, 15 e 16 de abril, a Secretaria de Cultura de Extrema, no Sul de Minas, enviou seus representantes da música para participarem do IX Festival Internacional de Corais Três Fronteiras, no qual reuniu, ao todo, 525 vozes de três países. A participação se deu por meio do Coro Cênico e do Coral Municipal do Projeto “Música Para Todos de Extrema”.

Os grupos representaram o Estado de Minas Gerais no Festival, contando com a participação de 44 pessoas, entre músicos e cantores. O Projeto, reconhecido internacionalmente, se apresentou primeiramente no Teatro Elias Hauagge Prado, do Centro Universitário em Foz do Iguaçu – PR, no segundo dia os grupos foram até o Paraguai para se apresentarem na Igreja do Espírito Santo e por fim houve uma última apresentação no Grand Hotels Lux, em Puerto Iguazu, na Argentina.

Na primeira noite, o Coro Cênico se apresentou em Foz do Iguaçu com um trecho da peça “Fuga Insana”, na qual foi entoada como canção principal “Balada do Louco” de Rita Lee. Na segunda noite, o Coral Municipal se apresentou na Ciudad Del Este, na Igreja Espiritu Santo, com uma apresentação de músicas sacras, evidenciando a música “Ave Verum Corpus” de Mozart e por fim, na terceira noite, os grupos encerraram suas apresentações em Puerto Iguazu, na Argentina, cantando a música “Aí que Saudade D’Ocê”, composta por Zeca Baleiro.

O festival, dirigido pelo maestro Gil Gonçalves, é uma referência de qualidade e de fomento à música coral, realizado seguidamente nos últimos nove anos, à exceção do período de pico da pandemia. Assim como em outras edições, os grupos se apresentaram nos três países fronteiriços: Argentina, Brasil e Paraguai.

Um clipe foi gravado com todos os 525 cantores participantes, utilizando o cenário principal das Cataratas do Iguaçu para cantarem em coro a canção “Planeta Água” do compositor Guilherme Arantes. Em breve o vídeo será divulgado nas principais plataformas virtuais.

Além disso, os vídeos das 3 apresentações dos grupos estão disponíveis na página oficial do Facebook e Instagram da Prefeitura, além do canal oficial da Secretaria de Cultura na plataforma Youtube: https://www.youtube.com/@ExtremaCultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.