Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE ESTADO SINALIZA POSITIVAMENTE PARA HOSPITAL-ESCOLA EM DIVINÓPOLIS


A deputada estadual Lohanna (PV), defendeu a saúde da região Centro-Oeste nesta quarta-feira (28/06), durante a reunião especial da “Assembleia Fiscaliza”, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A deputada questionou sobre o andamento das obras dos hospitais regionais em construção e principalmente o de Divinópolis, em que acompanha e faz visitas regulares.

Ao Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, a parlamentar explicou que é um compromisso de campanha do presidente Luís Inácio Lula da Silva, transformar o hospital Regional de Divinópolis em hospital-escola, quando as obras estiverem finalizadas. Ela destacou que com o interesse do governo federal e da universidade federal de São João Del Rei campus Centro-Oeste (UFSJ) na cidade, as condições estão propícias para que isso ocorra, e que dependeria do aval e do compromisso do Governo de Minas, inclusive com agilidade nas obras. “Nós temos o hospital e a universidade colocados muito próximos, estrategicamente e por um motivo, que seja hospital-escola. Estive em Brasília mês passado, conversei com a Denise Carvalho, diretora de ensino superior do Ministério da Educação e ela disse que é prioridade no governo Lula, entregar hospitais-escola para as universidades que tem curso na área da saúde”, explicou.

“Eu tenho muita atenção à essa obra em Divinópolis, até porque eu sou vizinha do hospital e também estou muito atenta à situação do hospital em Lafaiete. No dia 04 de abril o governador anunciou que as obras estavam a todo vapor e não tinha nada. Um mês depois, de fato agora tem pedreiros lá trabalhando. Só que não tem nem 10 trabalhadores lá, quando a previsão deveria ser ao menos 100. Eu queria saber se vocês estão acompanhando isso de perto, porque é uma lentidão que desrespeita os cidadãos, que já estão sendo desrespeitados há tantos anos e agora tem uma expectativa de ter os hospitais entregues”, alertou a deputada.

Lohanna lembrou que esteve várias vezes na unidade em Divinópolis e que o ritmo de trabalho tem causado muita preocupação, principalmente com o compromisso já estipulado pelo governador. “No ritmo que está, o hospital não será entregue em 2025, como o governador prometeu e isso me preocupa muito”.

O secretário afirmou que hospital-escola é uma alternativa boa em vários aspectos, como ter atendimentos especializados que serão possíveis somente pelo modelo de gestão, além dos recursos governamentais que deixam o hospital sustentável. “Fico muito feliz de ouvir essas informações. Posso publicamente dizer, que queremos sim, que todos os hospitais sejam hospital-escola, não somente pelo recursos financeiro, mas também por formar profissionais capacitados. Deixo isso de forma muito clara e pública”, explicou Baccheretti.

Sobre a quantidade de trabalhadores nas obras, o Secretário explicou que estão fazendo modificações e complementações no projeto arquitetônico inicial e que em breve as obras estarão a todo vapor, para cumprir o cronograma inicial.

Lohanna reforçou seu compromisso com a saúde de Divinópolis e região Centro-Oeste e se comprometeu a estar em constante diálogo com o Governo Federal para que o hospital-escola seja uma realidade o quanto antes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...