Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE ESTADO SINALIZA POSITIVAMENTE PARA HOSPITAL-ESCOLA EM DIVINÓPOLIS


A deputada estadual Lohanna (PV), defendeu a saúde da região Centro-Oeste nesta quarta-feira (28/06), durante a reunião especial da “Assembleia Fiscaliza”, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A deputada questionou sobre o andamento das obras dos hospitais regionais em construção e principalmente o de Divinópolis, em que acompanha e faz visitas regulares.

Ao Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, a parlamentar explicou que é um compromisso de campanha do presidente Luís Inácio Lula da Silva, transformar o hospital Regional de Divinópolis em hospital-escola, quando as obras estiverem finalizadas. Ela destacou que com o interesse do governo federal e da universidade federal de São João Del Rei campus Centro-Oeste (UFSJ) na cidade, as condições estão propícias para que isso ocorra, e que dependeria do aval e do compromisso do Governo de Minas, inclusive com agilidade nas obras. “Nós temos o hospital e a universidade colocados muito próximos, estrategicamente e por um motivo, que seja hospital-escola. Estive em Brasília mês passado, conversei com a Denise Carvalho, diretora de ensino superior do Ministério da Educação e ela disse que é prioridade no governo Lula, entregar hospitais-escola para as universidades que tem curso na área da saúde”, explicou.

“Eu tenho muita atenção à essa obra em Divinópolis, até porque eu sou vizinha do hospital e também estou muito atenta à situação do hospital em Lafaiete. No dia 04 de abril o governador anunciou que as obras estavam a todo vapor e não tinha nada. Um mês depois, de fato agora tem pedreiros lá trabalhando. Só que não tem nem 10 trabalhadores lá, quando a previsão deveria ser ao menos 100. Eu queria saber se vocês estão acompanhando isso de perto, porque é uma lentidão que desrespeita os cidadãos, que já estão sendo desrespeitados há tantos anos e agora tem uma expectativa de ter os hospitais entregues”, alertou a deputada.

Lohanna lembrou que esteve várias vezes na unidade em Divinópolis e que o ritmo de trabalho tem causado muita preocupação, principalmente com o compromisso já estipulado pelo governador. “No ritmo que está, o hospital não será entregue em 2025, como o governador prometeu e isso me preocupa muito”.

O secretário afirmou que hospital-escola é uma alternativa boa em vários aspectos, como ter atendimentos especializados que serão possíveis somente pelo modelo de gestão, além dos recursos governamentais que deixam o hospital sustentável. “Fico muito feliz de ouvir essas informações. Posso publicamente dizer, que queremos sim, que todos os hospitais sejam hospital-escola, não somente pelo recursos financeiro, mas também por formar profissionais capacitados. Deixo isso de forma muito clara e pública”, explicou Baccheretti.

Sobre a quantidade de trabalhadores nas obras, o Secretário explicou que estão fazendo modificações e complementações no projeto arquitetônico inicial e que em breve as obras estarão a todo vapor, para cumprir o cronograma inicial.

Lohanna reforçou seu compromisso com a saúde de Divinópolis e região Centro-Oeste e se comprometeu a estar em constante diálogo com o Governo Federal para que o hospital-escola seja uma realidade o quanto antes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...