Pular para o conteúdo principal

34ª EDIÇÃO DO INVERNO CULTURAL DA UFSJ ACONTECE EM DIVINÓPOLIS


A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, apoia a realização da 34ª edição do Inverno Cultural Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com o tema “Operários da Arte”. O evento acontecerá de 9 a 15 de julho, oferecendo atrações artísticos-culturais por grupos de artistas da região.

No domingo (9/7), o grupo Maria Cutia apresenta “Na Roda”, espetáculo brincante que conta com canções. A apresentação propõe interatividade com o público que, ao final, é convidado a entrar na roda e a brincar também. O evento acontece em frente à Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, com início às 16h.

Mais tarde, às 18h, no mesmo local, o Grupo de Pesquisa e Extensão “Casa Aberta” apresentará o espetáculo cênico-musical “As Cantadeiras”, reunindo histórias contadas pelos moradores de São João del-Rei, entrecruzadas com histórias dos próprios atores e a investigação constante da interinfluência entre música e teatro na cena.

Na segunda-feira (10/7), o grupo Travessias Escénicas apresenta “Bronzes e Cristais”, inspirado na canção da cantora Maysa, de 1958. O espetáculo traz a letra que faz uma analogia entre os impasses e esperanças da vida, e pretende tratar, de forma poética, as dificuldades e alegrias do envelhecimento, por meio das lembranças de vida de duas personagens. A peça acontece no Teatro Municipal Usina Gravatá, com início às 19h.

Ainda na segunda-feira, acontecerá uma exibição de produções audiovisuais: uma coletânea de curtas-metragens, musicais e documentários, sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e as expressões artísticas que consagraram a brasilidade. O evento acontece na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, às 16h.

Oficinas
De 10 a 13 de julho, a musicoterapeuta Ju Lopse ministra a oficina “No meu tempo… agora”. O evento propõe despertar novas memórias musicais a partir da troca de canções, dedicatórias, composição em grupo e prática musical em conjunto. Ju Lopse também traz ao festival o curso “Mulher, tu és mais poeta do que pensas”, de 10 a 15 de julho, das 10h às 12h, cuja proposta é instigar a plateia feminina a usar a escrita como empoderamento, expressão e autoconhecimento, bem como transmitir aprendizados de sua experiência como escritora.

De 10 a 12 de julho, a contadora Cris Silva contará histórias para crianças de 3 a 12 anos. Ela ensinará aos presentes, por meio de três diferentes narrativas, os territórios que Tarsila do Amaral quis representar em suas artes. O evento acontece das 10 às 12h.

Do dia 13 ao dia 15, das 10 às 12h, Patrícia Oliveira, educadora, cantora e também contadora de histórias, cantará as tradições transmitidas de geração em geração, a partir de um repertório musical de compositores da Música Popular Brasileira (MPB) infantil. A oficina é para crianças a partir de 3 anos, pais, professores e quem mais queira participar.

As oficinas serão realizadas na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva.

O Teatro Municipal Usina Gravatá e a Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva ficam localizados na Vereda Dr. Waldemar Rausch, n° 200, bairro Santa Clara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...