Pular para o conteúdo principal

34ª EDIÇÃO DO INVERNO CULTURAL DA UFSJ ACONTECE EM DIVINÓPOLIS


A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, apoia a realização da 34ª edição do Inverno Cultural Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com o tema “Operários da Arte”. O evento acontecerá de 9 a 15 de julho, oferecendo atrações artísticos-culturais por grupos de artistas da região.

No domingo (9/7), o grupo Maria Cutia apresenta “Na Roda”, espetáculo brincante que conta com canções. A apresentação propõe interatividade com o público que, ao final, é convidado a entrar na roda e a brincar também. O evento acontece em frente à Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, com início às 16h.

Mais tarde, às 18h, no mesmo local, o Grupo de Pesquisa e Extensão “Casa Aberta” apresentará o espetáculo cênico-musical “As Cantadeiras”, reunindo histórias contadas pelos moradores de São João del-Rei, entrecruzadas com histórias dos próprios atores e a investigação constante da interinfluência entre música e teatro na cena.

Na segunda-feira (10/7), o grupo Travessias Escénicas apresenta “Bronzes e Cristais”, inspirado na canção da cantora Maysa, de 1958. O espetáculo traz a letra que faz uma analogia entre os impasses e esperanças da vida, e pretende tratar, de forma poética, as dificuldades e alegrias do envelhecimento, por meio das lembranças de vida de duas personagens. A peça acontece no Teatro Municipal Usina Gravatá, com início às 19h.

Ainda na segunda-feira, acontecerá uma exibição de produções audiovisuais: uma coletânea de curtas-metragens, musicais e documentários, sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e as expressões artísticas que consagraram a brasilidade. O evento acontece na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, às 16h.

Oficinas
De 10 a 13 de julho, a musicoterapeuta Ju Lopse ministra a oficina “No meu tempo… agora”. O evento propõe despertar novas memórias musicais a partir da troca de canções, dedicatórias, composição em grupo e prática musical em conjunto. Ju Lopse também traz ao festival o curso “Mulher, tu és mais poeta do que pensas”, de 10 a 15 de julho, das 10h às 12h, cuja proposta é instigar a plateia feminina a usar a escrita como empoderamento, expressão e autoconhecimento, bem como transmitir aprendizados de sua experiência como escritora.

De 10 a 12 de julho, a contadora Cris Silva contará histórias para crianças de 3 a 12 anos. Ela ensinará aos presentes, por meio de três diferentes narrativas, os territórios que Tarsila do Amaral quis representar em suas artes. O evento acontece das 10 às 12h.

Do dia 13 ao dia 15, das 10 às 12h, Patrícia Oliveira, educadora, cantora e também contadora de histórias, cantará as tradições transmitidas de geração em geração, a partir de um repertório musical de compositores da Música Popular Brasileira (MPB) infantil. A oficina é para crianças a partir de 3 anos, pais, professores e quem mais queira participar.

As oficinas serão realizadas na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva.

O Teatro Municipal Usina Gravatá e a Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva ficam localizados na Vereda Dr. Waldemar Rausch, n° 200, bairro Santa Clara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.