Pular para o conteúdo principal

MORADORES PASSARÃO POR ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA O PAE DA USINA DE FUNIL

Profissionais devidamente identificados visitarão casas e comércios para atualizar as informações da população

Será iniciada no dia 14 de agosto, a atualização cadastral preventiva para o Plano de Ação de Emergência (PAE), da Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões. A atividade será promovida pelo Grupo de Trabalho formado pelas Coordenadorias Municipais de Proteção de Defesa Civil (COMPDECs) de Lavras e Ribeirão Vermelho, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros e Aliança Energia.

Até outubro, uma equipe composta por cerca de 20 profissionais capacitados e devidamente identificados com crachás e coletes visitará casas e comércios de Lavras e Ribeirão Vermelho para atualizar as informações dos moradores. O objetivo é confirmar os dados do cadastro realizado em 2019, que inclui o perfil dos moradores e as características dos imóveis, bem como coletar novos dados, conforme exigido pela legislação.

Durante as visitas, os moradores e proprietários de comércios receberão material informativo sobre o PAE da UHE Funil e deverão responder a um questionário com cerca de 60 questões sobre eles mesmos, outros moradores da residência e o imóvel.

De acordo com o coordenador da Usina de Funil, Willian Rosa, a importância dessa ação preventiva é contribuir para que os COMPDECs possam agir de forma eficiente em caso de emergência.

“A segurança de todos depende da colaboração de cada pessoa e a participação dos moradores contribui para o resultado positivo da atualização dos cadastros”, reforça Willian.

As equipes percorrerão o bairro Niterói, em Lavras, e todo o município de Ribeirão Vermelho, realizando também revisitas aos imóveis de moradores ausentes.

Segundo Willian Rosa, o cadastramento da população nas comunidades localizadas abaixo, ou a jusante, da UHE de Funil servirá para criar estratégias de respostas adequadas e eficientes para um caso eventual de emergência, além de fornecer informações importantes para a Defesa Civil elaborar planos de resposta a cenários de risco de maneira aderente, de acordo com o perfil populacional dessas localidades. “Vale destacar que a barragem da Usina de Funil se encontra segura, é constantemente monitorada, passa por fiscalizações frequentes e atende a todos os critérios de segurança exigidos por lei, sendo perfeitamente operável”, ressalta.

Plano de Ação de Emergência (PAE)
Em atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragem, foi elaborado pela Aliança Energia o PAE, um documento que define as estratégias de resposta para cenários de emergência na barragem da Usina de Funil, além de estabelecer as interfaces com os órgãos de proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada e saiba se orientar de maneira eficaz no caso de alguma intercorrência.

Desde 2019 as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas periodicamente e a comunidade é orientada por meio de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder em caso de emergência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/