Pular para o conteúdo principal

OS DESAFIOS DA CHAPA VENCEDORA DA ELEIÇÃO NA UFLA


A chapa vencedora terá o desafio de reconstruir a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a imagem da Universidade no município de Lavras, terminar o hospital universitário, colocar de fato o parque tecnológico para funcionar, pacificar alguns setores e melhorar o clima organizacional da instituição, recuperar a eficiência da PROPLAG, implantar o PGD, recuperar a imagem da FUNDECC e voltar a trazer investimentos para a UFLA.

A obra do hospital praticamente não andou e, conforme dito pelo atual reitor na Câmara Municipal, não tem data para começar a atender a população. Até agora foram só anúncios de acordos, que tiveram pouco ou nenhum resultado prático.

O Parque Tecnológico é um capítulo à parte. Apesar da obra ter sido finalizada a muito tempo, o prédio está praticamente abandonado. Provavelmente menos de 15% do espaço físico está ocupado. O próximo reitor terá a missão de ocupar esse importante e caro investimento da UFLA.

O vencedor também precisará pacificar setores importantes da UFLA como a PROINFRA e a DGTI, além do caso mais grave, a Biblioteca. Algumas decisões e indicações da reitoria para o comando desses setores gerou graves problemas de relacionamento. Além dos setores citados, onde parece que o problema é mais grave ou está mais exposto, há praticamente um consenso que o clima organizacional na UFLA piorou bastante na atual gestão.

Será necessário rever algumas chefias das equipes da PROPLAG, que não conseguiram mostrar a mesma eficiência de gestões passadas. As reclamações variam da qualidade do café comprado, passam pelo fracasso na renovação do contrato da copiadora/xerox e atingem o ápice (infelizmente) nos salários rebaixados da mão de obra terceirizada. As justificativas do setor não conseguem convencer a comunidade universitária.

Também será necessário colocar para funcionar o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) na UFLA. O PGD é um modelo de gestão em que o trabalho dos servidores públicos é medido pelas entregas e não pelo cumprimento de horário. Esse modelo de gestão está sendo fomentado pelo governo federal há mais de 2 anos e o Reitor tem utilizado da autonomia universitária e da criação de várias comissões para adiar a sua implantação. A UFLA segue como uma das poucas universidades que têm acumulado desculpas para não implantar esse modelo. Não nos surpreende a gestão atual ser contra um modelo de gestão focado no resultado do trabalho e no desempenho.

Outro desafio importante é recuperar a imagem da FUNDECC, que foi gravemente atacada pelo Reitor sem apresentar nenhum fato ou prova que justifique tal ato. Apesar dos relatórios apresentados no CUNI dizendo que a fundação vai muito bem, os danos na imagem da FUNDECC foram muito graves. Já há relatos de professores que não querem renovar os seus projetos com a Fundação.

Será necessário recuperar a credibilidade da UFLA no ministério da Educação para voltar a trazer investimentos para a universidade. A falta de investimentos na UFLA marcou a atual gestão. A ausência de recursos foi, segundo o reitor, a justificativa das suas ações mais impopulares, como a demissão de quase 150 terceirizados às vésperas da eleição presidencial de 2022 e o aumento do preço do Restaurante Universitário, além é claro, da UFLA não ter tido nenhuma obra relevante nos quase 4 anos da gestão.

Estamos na torcida para que a comunidade universitária escolha a melhor opção entre as 3 chapas para que a UFLA supere esses desafios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...