Pular para o conteúdo principal

TROCA EM CAFÉ É DESTAQUE NAS NEGOCIAÇÕES DURANTE A FEMAGRI 2024

Considerando momento favorável, cooperados da Cooxupé travaram café na feira de negócios promovida pela cooperativa, de 20 a 22 de março, em Guaxupé
Femagri recebeu a presença de 34,7 mil visitantes compradores

A 23ª edição da Femagri - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas terminou nesta sexta-feira, 22 de março, com pré-balanço que supera as expectativas. A operação Barter foi destaque entre as modalidades disponíveis de negociação, isso porque o cafeicultor priorizou travar seu café durante as negociações para aquisição de maquinários e insumos.

Promovida pela cooperativa cafeeira Cooxupé, a Femagri começou na quarta-feira, 20, em Guaxupé, e registrou em três dias a presença de 34.7 mil visitantes compradores e mais de 10 mil orçamentos.

Neste ano, a feira trabalhou o tema "Cooperativismo: construindo o futuro sustentável das gerações" e reuniu 120 expositores, que apresentaram inovações para aprimorar os processos de gestão na propriedade.

A busca por tecnologias e novos conhecimentos dentro das premissas da sustentabilidade e da agenda ESG chamou a atenção dos cooperados e visitantes que vieram de diferentes regiões de Minas Gerais e, também, do estado de São Paulo.

Além disso, a condição do mercado e as operações utilizando café como moeda de troca favoreceram as negociações no evento. Segundo o superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé, José Eduardo Santos Júnior, a movimentação na trava do café, por até cinco anos, superou as expectativas da cooperativa.

“Os resultados da feira mostram que os cooperados estão entendendo que a tecnologia na lavoura e nas propriedades agrícolas é um caminho sem volta e que a compra em troca de café, traz segurança e não os deixam expostos às variações do mercado”, revelou o superintendente.

Cooperado de Botelhos, no Sul de Minas, José Maria Anunciação comprou uma máquina de varrição e fez a troca por café motivado pela atual conjuntura de mercado.

“O preço hoje tem contribuído para a trava e nos tranquiliza para as próximas safras. Se não fosse essa oportunidade, com certeza seria mais difícil fazer qualquer aquisição, principalmente por conta dos contratempos que a gente enfrenta”, diz o produtor.

De Ibiraci, também no Sul do Estado, o cooperado Ronei Gomes Cintra também reconheceu as vantagens da modalidade, por conceder liberdade para o cafeicultor fazer a negociação da maneira que achar mais interessante.

“Agradecemos a todas famílias cooperadas, nossos colaboradores e fornecedores pelos resultados conquistados em 2024. Recebemos a presença maciça dos nossos produtores que tiveram a possibilidade de fazer suas compras e efetuar o pagamento com o seu café. O resultado foi surpreendente”, declarou o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

23ª edição da Femagri registrou mais de 10 mil orçamentos em três dias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho