Pular para o conteúdo principal

TROCA EM CAFÉ É DESTAQUE NAS NEGOCIAÇÕES DURANTE A FEMAGRI 2024

Considerando momento favorável, cooperados da Cooxupé travaram café na feira de negócios promovida pela cooperativa, de 20 a 22 de março, em Guaxupé
Femagri recebeu a presença de 34,7 mil visitantes compradores

A 23ª edição da Femagri - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas terminou nesta sexta-feira, 22 de março, com pré-balanço que supera as expectativas. A operação Barter foi destaque entre as modalidades disponíveis de negociação, isso porque o cafeicultor priorizou travar seu café durante as negociações para aquisição de maquinários e insumos.

Promovida pela cooperativa cafeeira Cooxupé, a Femagri começou na quarta-feira, 20, em Guaxupé, e registrou em três dias a presença de 34.7 mil visitantes compradores e mais de 10 mil orçamentos.

Neste ano, a feira trabalhou o tema "Cooperativismo: construindo o futuro sustentável das gerações" e reuniu 120 expositores, que apresentaram inovações para aprimorar os processos de gestão na propriedade.

A busca por tecnologias e novos conhecimentos dentro das premissas da sustentabilidade e da agenda ESG chamou a atenção dos cooperados e visitantes que vieram de diferentes regiões de Minas Gerais e, também, do estado de São Paulo.

Além disso, a condição do mercado e as operações utilizando café como moeda de troca favoreceram as negociações no evento. Segundo o superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé, José Eduardo Santos Júnior, a movimentação na trava do café, por até cinco anos, superou as expectativas da cooperativa.

“Os resultados da feira mostram que os cooperados estão entendendo que a tecnologia na lavoura e nas propriedades agrícolas é um caminho sem volta e que a compra em troca de café, traz segurança e não os deixam expostos às variações do mercado”, revelou o superintendente.

Cooperado de Botelhos, no Sul de Minas, José Maria Anunciação comprou uma máquina de varrição e fez a troca por café motivado pela atual conjuntura de mercado.

“O preço hoje tem contribuído para a trava e nos tranquiliza para as próximas safras. Se não fosse essa oportunidade, com certeza seria mais difícil fazer qualquer aquisição, principalmente por conta dos contratempos que a gente enfrenta”, diz o produtor.

De Ibiraci, também no Sul do Estado, o cooperado Ronei Gomes Cintra também reconheceu as vantagens da modalidade, por conceder liberdade para o cafeicultor fazer a negociação da maneira que achar mais interessante.

“Agradecemos a todas famílias cooperadas, nossos colaboradores e fornecedores pelos resultados conquistados em 2024. Recebemos a presença maciça dos nossos produtores que tiveram a possibilidade de fazer suas compras e efetuar o pagamento com o seu café. O resultado foi surpreendente”, declarou o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

23ª edição da Femagri registrou mais de 10 mil orçamentos em três dias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/