sexta-feira, 30 de agosto de 2024

PRODUTORES DE LEITE DA ARGENTINA VISITAM MANTIQUEIRA DE MINAS

Missão técnica promovida pelo Sebrae Minas promove troca de experiências e de boas práticas entre pecuaristas dos dois países

De 20 a 22 de agosto, 30 produtores de leite da Argentina estiveram na região da Mantiqueira de Minas, no sul do estado, para uma missão técnica. Promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com a ST Genetics, responsável pela articulação dos atores e organização das visitas, a iniciativa ofertou a troca de conhecimentos práticos e a difusão das tecnologias aplicadas na pecuária de leite dos dois países.

Nos três dias de atividades, o grupo visitou propriedades rurais de referência na produção leiteira nas cidades de Cruzília, Itanhandu e Pouso Alto. Na ocasião, os visitantes puderam ver de perto as técnicas de manejo utilizadas no Sul de Minas, com destaque para alimentação dos animais e pastagem. Inovações e novas tecnologias introduzidas no campo por agricultores e pecuaristas sul-mineiros também foram apresentadas.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes, durante a missão, empreendedores do agronegócio brasileiro tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e de trocar experiências com os produtores argentinos. “Investir na formação e capacitação de produtores rurais é fundamental para o crescimento e a inovação no campo. Neste sentido, certamente, essa experiência vai inspirar a todos a buscarem ferramentas para incrementarem ainda mais as atividades, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor nos dois países”, afirma.

Intercâmbio entre Brasil e Argentina
No mês de maio, pecuaristas da região da Mantiqueira que fazem parte do programa Educampo do Sebrae Minas participaram de uma missão técnica nas propriedades rurais da Argentina. Durante cinco dias de imersão, o grupo visitou fazendas produtoras de leite nas cidades de Córdoba, Villa Maria, San Bartolomé, Morrison, Oliva, Arroyito, Ausonia e Arroyo Cabral.

“Levar o grupo de produtores para conhecer modelos de gestão eficientes tanto na parte técnica como financeira das fazendas, em meio a um cenário econômico desafiador que afeta diretamente os produtores argentinos, foi um dos grandes motivos dessa missão. Além disso, conhecer as técnicas aplicadas em outro país e que garantem um produto de alta qualidade, foi muito importante”, diz Ticiana.

Nenhum comentário: