Membros do Grupo Temático Agronegócio e Turismo, da Agência Novo Oeste, estiveram na FIEMG Regional Centro-Oeste na tarde de 18 de setembro, onde acompanharam a apresentação do projeto de implementação do Mercado Distrital Novo Oeste, uma das propostas que o grupo está desenvolvendo, que visa replicar o modelo do Mercado Central de Belo Horizonte aproveitando o antigo Mercado Distrital de Divinópolis, transformando-o num local para escoar produtos do agronegócio, atacado e varejo, serviço, gastronomia, lazer e promoção de eventos.
De acordo com o gerente regional do SEBRAE-MG que é apoiador do projeto, Leonardo Mol, a iniciativa se apresenta como uma plataforma essencial para a sustentabilidade do pequeno produtor, estimula a interação entre produtores, amplia a visibilidade, favorece a trocas de experiências e possíveis parcerias. “O Mercado Distrital Novo Oeste terá um papel crucial para o pequeno produtor, oferecendo acesso direto ao consumidor, o que aumenta as margens de lucro e reduz custos logísticos, concentrando as vendas em um único local”, pontuou.
A apresentação do projeto “O Mercado Novo Oeste: Conectando pessoas, sabores e tradições” foi feita pelo Especialista em vendas B2B, diretor na Brustin Studio e consultor no Sebrae pelo Instituto Vitaltec de Educação e Pesquisa, Piero Brustin. que expôs o passo a passo do projeto cujo objetivo é oferecer aos produtores e à população uma proposta inovadora de produtos e serviços, focada em fortalecer a economia e valorizar a produção regional.
Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e vice-presidente da Agência Novo Oeste, Eduardo Soares, o foco do projeto é valorizar o produtor regional, oferecendo uma rica variedade de produtos para a população. “A integração entre agronegócio e turismo é um desafio motivador, dado o potencial que a nossa região tem nos dois segmentos. Novos levantamentos e pesquisas aliados às técnicas de produção e de mercado nos motivam a cada dia em realizar este empreendimento que será transformador para o Centro-Oeste”, destacou.
O consultor apresentou pontos estratégicos do espaço como estrutura, localização, dimensão e logística, entre outros, que garantem que o mercado se torne um ponto de referência, não só para os consumidores de Divinópolis, mas também para os habitantes de toda a região. O espaço conta com 4 mil m2 de área coberta que abriga 75 lojas e mais 1.500 m2 de área descoberta. A expectativa é que no primeiro semestre de 2025 seja abeto ao público.
De acordo com o presidente da Agência Novo Oeste, Leonardo Gabriel, os estudos para criação de um Mercado Distrital com a integração do agronegócio com o turismo têm o potencial de promover o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, preservar as tradições culturais e gastronômicas da nossa região. “Este projeto não apenas fortalece a economia local, mas também garante que nossas raízes culturais sejam mantidas vivas para as futuras gerações”, pontuou.
Ainda na ocasião, a turismóloga responsável do Instituto de Governança Regional (IGR), entidade ligada ao Governo do Estado, Cecília Galvão, fez a apresentação do Plano Nacional do Ministério do Turismo 2024-2027 “O turismo como protagonista do desenvolvimento sustentável e inclusivo”. A turismóloga expôs os novos normativos do Ministério do Turismo com intuito de alinhar os projetos que contemplam o turismo no município com o plano nacional, ajustando as alterações.
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